Autodidatismo, anarquismo individualista e tecnologia no romance "O Autodidata" (1926), de Han Ryner
Resumo
O objetivo desse texto é analisar as relações entre autodidatismo e tecnologia no romance L’Autodidacte (O Autodidata), publicado em 1926, pelo anarquista individualista francês, Han Ryner (1861-1938). A obra é marcada pela tematização do autodidatismo, característico das práticas libertárias, como elemento fundamental da construção de um conhecimento crítico, questionador da ordem dominante, das estruturas educacionais hegemônicas e dos padrões de desenvolvimento científico e tecnológico. A trajetória do personagem Nicolas Chardonett, possibilita uma visualização do potencial emancipatório da humanidade através de formas alternativas de educação definidas pelo exercício da autarquia, da autonomia e da não violência.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.