A aplicação de metodologia ativa e sua importância na promoção da educação e dos direitos humanos no município de Oiapoque (AP)
Resumo
O objetivo deste estudo é descrever os relatos de experiências de práticas pedagógicas, baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, empregadas no ensino para maximizar o aproveitamento do discente. Optou-se por pesquisa bibliográfica e de estudo de caso para melhor compreender o processo educativo, a construção do conhecimento e também e de que maneira se dá a aplicação das metodologias ativas numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada no ensino, através do planejamento e desenvolvimento das atividades escolares. Acredita-se, portanto, que, para produzir os resultados pretendidos, se faz necessário, ao docente, compreender a metodologia utilizada de tal forma que sua escolha traduza uma concepção clara daquilo que intenciona obter como resultado. Essa experiência viabiliza um despertar de conscientização ambiental, sem custo adicional e pode transformar um problema (lixo) em algo útil para a sociedade. O trabalho realizado mostrou a eficácia da metodologia por projeto, devido ao envolvimento dos participantes desta pratica que conseguiram absorver o conteúdo. Podemos concluir, que desta forma, atividades práticas auxiliam o processo de ensino-aprendizagem faz o participante ser um ativo da pesquisa.
Downloads
Referências
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1,p. 25-40, jan./jun. 2011.
BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais: Brasília. Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Brasília, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à prática educativa. 44. ed. São Paulo: Paz e terra, 2013.
GHEDIN, Evandro, A formação docente, a reforma no ensino e o papel do professor. In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.), Trajetórias e Perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Ed. UNESP, 2006, p. 397 – 417.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese do município de Oiapoque. Brasília-DF: IBGE Cidades, 2016. Disponível em:
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. RJ: Petrópolis. 8. ed. Editora Vozes, 2011.
NASCIMENTO, L. A., Magri, S. L., de Lima, R. F. G., &Marinho, B. M. Use of digital technologies of information and communication and active learning methodology: analysis of a case in project management course./Uso de tdcisemetodologiasativas de aprendizagem: análise de um caso da disciplinaadministração de projetos. BrazilianJournalofDevelopment, v. 5, n. 4, p. 3226-3241, 2019.
NIZ, C. A. F. A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas. 2017.
PHILIPPI, A. Jr. PELICIONI, M.C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2005.
REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Políticas públicas para a inclusão social: a educação em foco.Unirevista, Rio grande do Sul, v. 1, n 2, p. 1-9, abr. 2007. Disponível em:
SCHIEDECK, G.; M.M. GONÇALVES; J.E. SCHWENGBER & G.A. SCHIAVON. Minhocultura em camadas: um manejo para otimizar o minhocário na propriedade familiar. Comunicado Técnica 172. 2007.
SILVA, G. de V. Desenvolvimento econômico em cidades da fronteira amazônica: ações, escalas e recursos para Oiapoque-AP. Confins (Online), 17, 2013. Disponível em:

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.