A aplicação de metodologia ativa e sua importância na promoção da educação e dos direitos humanos no município de Oiapoque (AP)

  • Lidiane de Vilhena Amanajás Miranda INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ
  • Rita de Cassia Medeiros Borges ifap
Palavras-chave: Metodologia de Projeto, Professor Formador, Educação Ambiental e Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever os relatos de experiências de práticas pedagógicas, baseadas em metodologias ativas de aprendizagem, empregadas no ensino para maximizar o aproveitamento do discente. Optou-se por pesquisa bibliográfica e de estudo de caso para melhor compreender o processo educativo, a construção do conhecimento e também e de que maneira se dá a aplicação das metodologias ativas numa perspectiva interdisciplinar e contextualizada no ensino, através do planejamento e desenvolvimento das atividades escolares. Acredita-se, portanto, que, para produzir os resultados pretendidos, se faz necessário, ao docente, compreender a metodologia utilizada de tal forma que sua escolha traduza uma concepção clara daquilo que intenciona obter como resultado. Essa experiência viabiliza um despertar de conscientização ambiental, sem custo adicional e pode transformar um problema (lixo) em algo útil para a sociedade. O trabalho realizado mostrou a eficácia da metodologia por projeto, devido ao envolvimento dos participantes desta pratica que conseguiram absorver o conteúdo. Podemos concluir, que desta forma, atividades práticas auxiliam o processo de ensino-aprendizagem faz o participante ser um ativo da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane de Vilhena Amanajás Miranda, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ

Docente do Instituto Federal do Amapá – IFAP. Mestre em Biodiversidade Tropical (UNIFAP), Especialista em Gestão de Arranjos Produtivos Locais (UEAP). Graduada em Engenharia Ambiental (UEAP), Graduada em Administração (Estácio -AP).

Rita de Cassia Medeiros Borges , ifap

Docente do Instituto Federal do Amapá – IFAP. Mestre em Educação - Formação de Professores pela Universidade Júlio de  Mesquita - UNESP. Licenciada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC. Especialista em Gestão de EaD (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Membro do grupo de Pesquisa Aplicada a Língua Estrangeira (PALEM). Experiência em Docência do Ensino Básico, Superior, e Gestão da Educação.

Referências

BATISTA, S. R. Um diálogo entre comunicação e educação: a formação inicial de professores em sociedades midiáticas. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2012.
BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1,p. 25-40, jan./jun. 2011.
BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais: Brasília. Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Brasília, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à prática educativa. 44. ed. São Paulo: Paz e terra, 2013.
GHEDIN, Evandro, A formação docente, a reforma no ensino e o papel do professor. In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.), Trajetórias e Perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Ed. UNESP, 2006, p. 397 – 417.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese do município de Oiapoque. Brasília-DF: IBGE Cidades, 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 jul 2019.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. RJ: Petrópolis. 8. ed. Editora Vozes, 2011.
NASCIMENTO, L. A., Magri, S. L., de Lima, R. F. G., &Marinho, B. M. Use of digital technologies of information and communication and active learning methodology: analysis of a case in project management course./Uso de tdcisemetodologiasativas de aprendizagem: análise de um caso da disciplinaadministração de projetos. BrazilianJournalofDevelopment, v. 5, n. 4, p. 3226-3241, 2019.
NIZ, C. A. F. A formação continuada do professor e o uso das tecnologias em sala de aula: tensões, reflexões e novas perspectivas. 2017.
PHILIPPI, A. Jr. PELICIONI, M.C. F. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Editora Manole, 2005.
REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. Políticas públicas para a inclusão social: a educação em foco.Unirevista, Rio grande do Sul, v. 1, n 2, p. 1-9, abr. 2007. Disponível em: . Acessoem: 3 ago. 2019.
SCHIEDECK, G.; M.M. GONÇALVES; J.E. SCHWENGBER & G.A. SCHIAVON. Minhocultura em camadas: um manejo para otimizar o minhocário na propriedade familiar. Comunicado Técnica 172. 2007.
SILVA, G. de V. Desenvolvimento econômico em cidades da fronteira amazônica: ações, escalas e recursos para Oiapoque-AP. Confins (Online), 17, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2019.
Publicado
2020-07-21
Como Citar
Miranda, L. de V. A., & Borges , R. de C. M. (2020). A aplicação de metodologia ativa e sua importância na promoção da educação e dos direitos humanos no município de Oiapoque (AP). Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 108-119. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51595