Profissionais liberais judeus em Pernambuco:

cultura e tradição na escolha da profissão

  • Amaro Xavier Braga Junior Universidade Federal de Alagoas \ Instituto de Ciências Sociais
Palavras-chave: Judeus em Pernambuco, Profissão, Médicos, Sociologia das Profissões

Resumo

Construído a partir de uma análise dos bancos de dados do Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco, toma como base os acervos de entrevistas da comunidade e do levantamento estatístico e socioeconômico sobre a comunidade judaica de Recife. Problematiza a ligação do povo judeu com as atividades profissionais ao longo dos séculos, analisando as sanções e permissões acerca das profissões que os judeus podiam ou não seguir. O acesso profissional nunca foi fácil na história da humanidade, principalmente para imigrantes e pior ainda para grupos religiosos isolados. Enfatiza que a situação profissional dos judeus nos países de origem, é um reflexo da ocupação atual dos judeus em Pernambuco, pelo menos, nas profissões dos imigrantes até a segunda geração, que correspondem a amostra da pesquisa. Por fim, traça um paralelo com as perseguições sofridas por eles nas regiões de origem, inclusive de situação profissional e de como estas ações influenciaram na escolha e desenvolvimento profissional da comunidade que se instalou em Pernambuco, ao longo de sua ocupação a partir do século XX. A atuação ou frustração profissional dos país servia como guia de referência da escolha dos filhos e ainda um elo de fortalecimento para explanar sua identidade judaica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaro Xavier Braga Junior, Universidade Federal de Alagoas \ Instituto de Ciências Sociais

É Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPE), Esp. em História das Artes e das Religiões (UFRPE), Esp. em Artes Visuais (SENAC), Esp. em Gestão de EAD (Esc. Exército/UCB), Mestre e Doutor em Sociologia (UFPE). É professor efetivo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Referências

BARBOSA, Maria Ligia. Reconstruindo as Minas e Planejando as Gerais; os engenheiros e a constituição de grupos sociais. Campinas: UNICAMP – tese de doutorado em Ciências Sociais, 1993. p.29-42.
BONELLI, M. G. "Os Médicos e a Construção do Profissionalismo no Brasil". História, Ciências, Saúde, vol. IX, nº 2, pp. 431-436, 2002b.
BONELLI, Maria da Glória. Profissionalismo e Política no Mundo do Direito. São Carlos/São Paulo: Ed. Sumaré/FAPESP, 2002a.
COELHO, Edmundo C. As Profissões Imperiais: Medicina, Engenharia e Advocacia no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Record, 1999.
DONNANGELO, M. C. Medicina e Sociedade. São Paulo: Pioneira, 1975.
DUBAR, Claude; TRIPIER, Pierre. Sociologie des Professions. Paris: Armand Colin, 1998, p.8-14.
FREIDSON, Eliot. “Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n°31, jun. 1996, pág. 142-154.
KAUFMAN, Tânia Neuman. Passos Perdidos, História Recuperada: A Presença Judaica em Pernambuco. 2ª ed., Recife: Edição do Autor, 2001, 271p.
KAWAMURA, Lili. Engenheiro: Trabalho e Ideologia. São Paulo: Ática, 1979.
LACAVE, José Luis. Juderias y Sinagogas Españolas. Madrid: Editoria Mapfre/ coleção Sefarad, 1992.
LARGMAN, Esther R. Judeus nos Trópicos. Salvador: Concerto e Arte Editorial, 2003.
LARSON, Magali Safarti. The rise of professionalism - A Sociological Analysis. Berkeley\Londres: University of California Press, 1979. p. 2- 65 .
LEON, Abraham. Concepção Materialista da Questão Judaica. São Paulo: Global Editora, 1981.
MARQUES, Sonia. Les professions de l’ urbanisme au Brésil. Paris:EHESS, 1995.
MELLO, J. A. G. de. Gente da Nação: Cristãos-novos e Judeus em Pernambuco. 1542-1654. 2ª ed., Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1996.
PARSONS, T. “Professions” in SHILLS, David (Ed.). International Encyclopedia of the Social Sciences. New York: MacMillan, v. 11\12, p.536-546.
PEREIRA NETO, André de Faria. Ser Médico no Brasil: O Presente no Passado. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.
RATTNER, Henrique. Tradição e Mudança: A Comunidade Judaica de São Paulo. São Paulo: Ática, 1977, 198 p. [Coleção Ensaios, n. 27 ]
SNEH, Simcha et al.. Um Genocídio cultural: A Política antijudaica da União Soviética. Sao Paulo: Edições Comentário/ Instituto Brasileiro Judaico de Cultura e Divulgação. 1969.
SZEKELY, Bela. El antisemitismo: su historia, su sociologia, su psicologia. Trad. (do Húngaro) por Olivier Brachfeld. Buenos Aires: Editorial Claridad, 1940.
WERNECK VIANNA, Luiz; CARVALHO, M. Alice R. de, MELO, Manuel Palácios Cunha e BURGOS, Marcelo Baumann. A Judicialização da Política e das Relações Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 1999.
WIESENTHAL, Simon. A Missão secreta de Cristóvão Colombo: velas da esperança. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1975.
Publicado
2020-11-13
Como Citar
Braga Junior, A. X. (2020). Profissionais liberais judeus em Pernambuco:. Revista Espaço Acadêmico, 20(225), 133-145. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/51873