Internet e militância virtual:
a revolução está no ar
Resumo
Como é comum às inovações tecnológicas, muitos se entusiasmam exageradamente (tecnófilos); outros, são críticos renitentes, (tecnófobos). Num e noutro caso, estamos diante de profetas de um único olho: os primeiros veem apenas os efeitos positivos; os outros são incapazes de reconhecer qualquer positividade. É preciso reconhecer as vantagens, mas não se pode perder de vista que os benefícios das novas tecnologias não se distribuem igualmente; que elas propiciam a formação de novas elites e tem o poder de potencializar os malefícios.
Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede [A era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura – Volume 1]. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
LUPINACCI, Heloisa Helena. Ciberativismo: Internet é palco de protestos e ações sociais. In: Folha de S. Paulo, 31 de julho de 2002 (Caderno de Informática) – http://www.uol.com.br/fsp/informat/fr3107200218.htm
MARX, Karl. Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel
POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
SCHWARTZ, Gilson. Exclusão digital limita a inserção global do Brasil. In: Folha de S. Paulo, 13 de abril de 2003.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.