Possibilidade de problematizar fundamentos que produzem o corpo social chamado Educação e Ensino de Ciências

  • Diego Machado Ozelame Universidade Estadual de Londrina-UEL
Palavras-chave: Bruno Latour. Causa e consequência. Mediação

Resumo

Este texto problematiza a partir do pensamento de Bruno Latour a noção de que a ação acontece exclusivamente por um poder coercitivo do contexto ou determinação causal da natureza Para isso, exploramos o entendimento do autor sobre as noções de causa e consequência, o que nos leva também a pensar o seu conceito de mediação. Para produzir condições elucidativas a respeito dos conceitos, recorremos a um fragmento etnográfico, para realizar um exercício de contraproposta a partir do  modo de pensar de Bruno Latour. O texto conclui que estender estas reflexões para o campo das pesquisas educacionais torna-se produtivo, uma vez que pode contribuir para as linha das pesquisas que fornecem possibilidades analíticas para a recomposição dos fundamentos que produzem o próprio conjunto do corpo social chamado Educação e Ensino de Ciências.

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Biografia do Autor

Diego Machado Ozelame, Universidade Estadual de Londrina-UEL

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado
2020-09-21
Como Citar
Ozelame, D. M. (2020). Possibilidade de problematizar fundamentos que produzem o corpo social chamado Educação e Ensino de Ciências. Revista Espaço Acadêmico, 20(224), 251-261. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52825