O trabalho docente e o enfrentamento das fake news e fake knowledge

  • Osni Oliveira Noberto da Silva Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Docência; Ensino Superior; Fake News; Fake Knowledge

Resumo

Neste ensaio teórico, me atenho a discutir o papel do professor do século XXI, especificamente do ensino superior, nesse novo mundo digital em que conhecimento, informação e saberes estão acessíveis, mas paradoxalmente ocupam as mesmas prateleiras digitais da desinformação, das notícias falsas, do obscurantismo, das teorias da conspiração e dos delírios sociais. O papel do docente continua central, sendo um guia para os alunos de qual as informações são confiáveis e como buscar tais conhecimentos, como um guia para atravessar um rio, que vai tateando o melhor caminho, advertindo quais pedras pisarem ou se as águas estão muito fortes etc. Não é necessário conhecer sobre todos os aspectos e campos da ciência, mas é preciso educar a população a saber onde procurar, onde “bater a vareta”, evitar os buracos ocultos pela água turva para não se afogar ou ser levado pela forte correnteza da desinformação.

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Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV. Lider do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA/UNEB).

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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva, O. O. N. da. (2021). O trabalho docente e o enfrentamento das fake news e fake knowledge . Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 175-183. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/52993