Mulheres protagonistas de si:

as conquistas femininas e suas representações no Brasil do século XX

  • José Augusto Alves Netto Unespar - Campus de Paranavaí; Unesp - Assis
Palavras-chave: Mulheres - Brasil - História - Condições sociais femininas - Feminismo

Resumo

A temática do papel da mulher na contemporaneidade adquiriu visibilidade e potência no decurso do século XX. Ao ganharem vez e voz em uma sociedade hierarquizada de acordo com paradigmas consagrados na sociedade patriarcal brasileira, as mulheres em pauta nesta obra desenvolveram uma importante presença em diferentes espaços sociais, tendo suas ações conseguido visibilidade seja nas práticas culturais e políticas, como também no mundo do trabalho. A presente obra intitulada Silêncios e transgressões: o protagonismo das mulheres brasileiras no século XX, foi organizado por Zélia Lopes da Silva, e aborda a atuação de personagens femininas em diferentes esferas da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Alves Netto, Unespar - Campus de Paranavaí; Unesp - Assis

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Campus de Assis; Professor Assistente da UNESPAR - Campus de Paranavaí, vinculado ao Colegiado de História.

Referências

PERROT, M. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Corrêa. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
SILVA, Z. L. D. Silêncios e transgressões: o protagonismo das mulheres brasileiras no século XX / organização Zélia Lopes da Silva. Jundiaí: Paco, 2018.
Publicado
2020-06-07
Como Citar
Netto, J. A. A. (2020). Mulheres protagonistas de si:. Revista Espaço Acadêmico, 20(222), 277-279. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53397