A comunidade científica brasileira no contexto da expansão do ensino superior

  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Rodrigo de Macedo Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Campo científico, Democratização, Ensino Superior, Pesquisa

Resumo

O artigo retraça o contexto de expansão do ensino superior brasileiro, a partir da metade dos anos 1990, com vistas a objetivar uma nova frente de análise: as implicações dos movimentos de alargamento deste grau de ensino no remodelamento da comunidade científica. Interessa-nos, pois, apreender o desenvolvimento dos espaços e quadros dedicados às atividades de pesquisa e à formação de novos quadros de pesquisadores possibilitado pelo contexto expansionista experimentado pelo terceiro grau de ensino nas duas últimas décadas. Com base na Sociologia Compreensiva e com um design metodológico marcado pela utilização de mixed methods na promoção de um diálogo entre a literatura especializada e os dados nacionais acerca do ensino superior e da comunidade científica do Brasil, a investigação geradora deste texto acabou por permitir uma ampliação do alcance dos estudos sobre a democratização do acesso à formação superior no país.

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Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM); Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) - Bolsa Erasmus Mundus, com Pós-Doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rodrigo de Macedo Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES.

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Publicado
2020-07-21
Como Citar
Silva, C. F. da, & Lopes, R. de M. (2020). A comunidade científica brasileira no contexto da expansão do ensino superior. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 35-48. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53594
Seção
Dossiê: Pesquisa, Produção de Subjetividade e Formação