Renato Russo e o punk rock diante de uma perspectiva escolar
Resumo
O presente artigo analisa Renato Russo como um personagem central no movimento punk brasileiro a partir de uma análise contextual de como se deu a contracultura pelo mundo e como esta foi recebida no Brasil. A partir disso, a intenção é demonstrar como tal artista pode ser trabalhado em sala de aula provocando nos professores-pesquisadores reflexões sobre o movimento punk e como este deve ser apresentado para os estudantes partindo de uma forma interdisciplinar de ensino-aprendizagem sobre arte, história e educação. Trata-se de um contexto histórico de repressão cultural devido ao regime militar em que o artista tornou-se símbolo de resistência de uma juventude focada em denunciar as mazelas sociais.
Downloads
Referências
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
CAPELLARI, Marcos Alexandre. O discurso da contracultura no Brasil: o underground através de Luiz Carlos Maciel (c. 1970). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.
CONTIER, Arnaldo Daraya et. al. O movimento Tropicalista e a Revolução Estética. Caderno de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. São Paulo: Editora Mackenzie, v. 3, n. 1. Pp. 135-159, 2003.
ESSINGER, Silvio. Punk – Anarquia Planetária e a Cena Brasileira. São Paulo: Editora 34 Ltda., 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll – uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2010.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Editora Schwarcz, 2017.
MUGGIATI, Roberto. Rock de Elvis à Beatlomania (1954-1966). São Paulo: Brasiliense, 1985.
OZORIO, Elisângela Maria. A poética do cotidiano em Renato Russo: a letra e a música como resistência e contestação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011.
RUSSO, Renato. O livro das listas: referências musicais, culturais e sentimentais. Organização e comentários Sofia Mariutti e Tarso de Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
RUSSO, Renato. The 42nd St, Band: Romance de uma banda imaginária. Organização de Tarso de Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.