Renato Russo e o punk rock diante de uma perspectiva escolar

  • Thiago de Barros Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Juventude, Música, ContraCultura

Resumo

O presente artigo analisa Renato Russo como um personagem central no movimento punk brasileiro a partir de uma análise contextual de como se deu a contracultura pelo mundo e como esta foi recebida no Brasil. A partir disso, a intenção é demonstrar como tal artista pode ser trabalhado em sala de aula provocando nos professores-pesquisadores reflexões sobre o movimento punk e como este deve ser apresentado para os estudantes partindo de uma forma interdisciplinar de ensino-aprendizagem sobre arte, história e educação. Trata-se de um contexto histórico de repressão cultural devido ao regime militar em que o artista tornou-se símbolo de resistência de uma juventude focada em denunciar as mazelas sociais.

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Biografia do Autor

Thiago de Barros, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM); graduado em História pela Universidade Estácio de Sá e em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (UEL). 

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Publicado
2020-12-16
Como Citar
Barros, T. de. (2020). Renato Russo e o punk rock diante de uma perspectiva escolar. Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 265-275. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53666