Dos mitos do amor
a força inútil da poesia e do pensamento
Resumo
O presente artigo visa tematizar o espaço que poesia e filosofia podem ocupar no mundo moderno; compreendendo, para tanto, a problemática de sustentar tais fazeres diante do encaminhamento técnico – produtivo e utilitarista – que cinge a nossa época. A despeito da aparente impossibilidade de pensarmos – ainda – em poetas e filósofos, parece-nos que a existência destes se mostra mais necessária do que nunca à condição humana. Intencionamos, a partir de um diálogo entre a poetisa Wislawa Szymborska e o pensador Martin Heidegger, mostrar o espaço de que ambos compartilham, e como tal espaço, em verdade, resguarda a própria condição humana. Sendo, portanto, poesia e filosofia práticas de lembrança e resistência ao nivelamento e prescrição do mundo moderno.
Downloads
Referências
FOGEL, Gilvan. Homem, Realidade, Interpretação. 1 Ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à Metafísica. Rio de Janeiro: Ed. Tempo Brasileiro, 1987.
______. A questão da técnica. In:______ Ensaios e Conferências. Petrópolis: Ed. Vozes, 2012. (p. 11-38).
______. Meditação. Petrópolis: Ed. Vozes, 2010.
SZYMBORSKA, Wislawa. O poeta e o mundo. In:______ Um Amor Feliz. São Paulo: Ed. Companhia das Letras, 2016. (p. 321-326).

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.