Beauvoir e Sartre na macumba

  • Fábio Rosario ufrj
  • Rafael Haddock-Lobo Universidade Federal do Rrio de Janeiro
Palavras-chave: Simone, Gomeia, Exu Mirim, Jean-Paul

Resumo

Investigamos neste artigo como seria a vista de Simone de Beauvoir ao terreiro da Gomeia e o encontro entre Exu Mirim e Jean-Paul Sartre como metáfora para pensar a desconstrução e descolonização da filosofia europeia. Se nos situarmos entre a Filosofia e Macumba, talvez, perceberemos as rotas de desvio das opressões que ainda insistem em obsidiar a filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Rosario, ufrj

Doutorando em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Filosofia e Ensino. Professor de filosofia na Seeduc-RJ. Pesquisador no Instituto Maria e João Aleixo (IMJA). Pesquisador do Laboratório de Licenciatura e Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia (LLPFIL) e no grupo Grupo de pesquisa e extensão Ressonâncias descoloniais em filosofia e educação da Faculdade de Formação de Professores (FFP) na UERJ. Pesquisador no Laboratório X de encruzilhadas filosóficas na UFRJ. Pesquisador no Grupo de pesquisa Mídias e repertórios culturais na construção de identidades etnorraciais no CEFET-RJ. Pesquisador no Grupo de pesquisa Culturas e Decolonialidades do IFRJ campus São Gonçalo. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Grupo de pesquisa Arquitetura, Derrida e aproximações na UFRGS. 

Rafael Haddock-Lobo, Universidade Federal do Rrio de Janeiro

Mestre e Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Professor do Departamento de Filosofia da UFRJ e dos Programas de Pós-graduação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva (PPGBIOS-UFRJ) e Filosofia (PPGFIL-UERJ). Coordenador do Laboratótio X de Encruzilhadas Filosóficas (IFCS-UFRJ).

Referências

BEAUVOIR, Simone de. La cérémonie des adieux suivi de Entretiens avec Jean-Paul Sartre : août-septembre 1974. Paris : Galimard, 1981. Tradução Rita Braga. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

LEVY, Benny. O testamento de Sartre. Tradução J. A. Pinheiro Machado [et al.]. Porto Alegre: L&PM, 1981.

PINGUAUD, Bernard (Org.). Sartre hoje. São Paulo: Documento, 1968.

SARTRE, Jean-Paul. Reflexões sobre o racismo. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1960.

_____. Sartre no Brasil: a conferência de Araraquara; filosofia marxista e ideologia existencialista. Tradução Luiz Roberto Salinas Fortes. Rio de Janeiro: Paz e Terra; São Paulo: Unesp, 1986.

______. A rainha Albermarle ou o último turista. Tradução Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Globo, 2009.

______. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução Paulo Perdigão. Petrópolis: Vozes, 2009b.
Publicado
2021-03-06
Como Citar
Rosario, F., & Haddock-Lobo, R. (2021). Beauvoir e Sartre na macumba. Revista Espaço Acadêmico, 20(227), 33-40. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53871
Seção
Dossiê - PENSAR NEGRO: Espiritualidade, Políticas e Tecnologias Ancestrais