Por um padê na mata
Resumo
Esse artigo é um encontro filosófico entre vozes e escrituras na mata. Desse encontro, surge um texto partido em sua unidade idêntica a si mesma, porém unido na multiplicidade de vozes que traz a primeiro plano. Pensadores da floresta, pensadores europeus, pensadores mestiços, caboclos, juremeiros, exus, todos falam e todos escutam, perguntando-se se será possível uma filosofia das matas, não uma que pense as matas, mas que saiba ouvir e responder ao seu chamado.
Downloads
Referências
DERRIDA, Jacques. O Monolinguismo do Outro. Tradução: Fernanda Bernardo. Porto: Editora Campos das Letras, 2001(d).
GONZALES, Lélia. Primavera para as rosas negras. Diáspora africana: Editora filhos da África, 2018.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
HADDOCK-LOBO, Rafael. Fantasmas da colônia. Rio de Janeiro: Editora Ape’Ku, 2020
KASHINDI, Jean-Bosco. Ubuntu como ética africana humanista e inclusiva. Tradução: Henrique Denis Lucas. Cadernos IHUS Ideias, ano: 15 – N° 254 – Vol. 15, 2017.
KRENAK, Ailton. O eterno retorno do encontro. In. NOVAES, Adauto (org). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Compania das letras, 1999.
______. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KOPENAWA, Davi. Descobrindo os brancos. In. NOVAES, Adauto (org). A outra margem do Ocidente. São Paulo: Compania das letras, 1999.
MORAES, Marcelo. Democracias espectrais: uma abordagem a partir de Jacques Derrida. Tese (Doutorado em Filosofia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio. São Paulo: Callis Ed. 2010.
______. Bem-Viver: um aprendizado para a humanidade. In. Revista IHU On-Line nº 340, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SOMÉ, Sobonfu. O Espírito da intimidade. São Paulo: Odysseus, 2003.
THEODORO, Helena. O mito e espiritualidade. Mulheres negras. Rio de Janeiro: Pallas, 1996.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.