Morte e vida Severina:

a entonação mística de João Cabral de Melo Neto

  • Gerson Lourenço Pereira Secretaria Municipal de Educação - São João de Meriti - RJPUC-Rio
Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto; literatura brasileira; mística; Henri Bergson

Resumo

Partindo das reflexões a respeito do fenômeno religioso em Henri Bergson, compreendendo-o como uma entonação mística do filosofar, o presente artigo procura confirmar na obra Morte e Vida Severina, a expressão de uma experiência mística orante do autor, João Cabral de Melo Neto, diante do drama dos retirantes do Nordeste Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Lourenço Pereira, Secretaria Municipal de Educação - São João de Meriti - RJPUC-Rio

Sou graduado em Teologia (PBAT) pelo Instituto Metodista Bennett (2010) e pelo Seminário César Dacorso Filho (1995), com mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), doutorado em Teologia pela mesma Universidade (2014) e licenciado em Ensino Religioso pelo Instituto Universitário Cândido Mendes (2015).

Tenho experiência como professor de Teologia, com ênfase em Teologia Pastoral, atuando principalmente nos seguintes temas: pastoral, metodismo, ecumenismo, Teresa Dávila, mística-espiritualidade, ética, cultura brasileira, ensino religioso. Pertenço ao quadro efetivo no magistério da Rede de Ensino do Município de São João de Meriti, como professor de Ensino Religioso. Recentemente atuei como Professor Substituto no Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Representei da Igreja Metodista no CONIC-Rio, bem como no círculo de cooperação da URI (Iniciativa das Religiões Unidas), através da participação no Movimento Inter-religoso do Rio de Janeiro (MIR).

Pertenço a dois grupos de pesquisa acadêmicos. Um é o  Moradas de Estudos Místicos (PUC-Rio), ocupado em abordar o fenômeno místico em perspectiva ecumênica, a partir da espiritualidade Teresiana (Santa Teresa D’Ávila). O outro, visando a investigação qualitativa  da espiritualidade e religiosidade em pessoas que vivem com o HIV/AIDS, vincula-se ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para o qual fui convidado a contribuir com o enfoque teológico e científico da Religião.

Referências

BERGSON, Henri. As duas fontes da moral e da religião. Coimbra: Almedina, 2005.
BETTO, Frei; BOFF, Leonardo. Mística e espiritualidade. 6ª ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
BITTENCOURT FILHO, José. Matriz religiosa brasileira: religiosidade e mudança social. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: KOINONIA, 2003.
MACEDO, Cecilia Cintra Cavaleiro de. Mística, religião e filosofia: indicações para uma metodologia de estudo da mística na obra de Henri Bergson. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). Nas teias da delicadeza: itinerários místicos. São Paulo: Paulinas, 2006. P. 237-265.
MELO NETO, João Cabral de. Poesias completas: 1940-1965. 4ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
____________. Morte e vida Severina: auto de Natal pernambucano. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
MICCOLI, Paolo. Henri Bergson (1959-1941): A entonação mística do filosofar. In: GIBELLINI, Rosino; PENZO, Giorgio (Orgs.). Deus na filosofia do século XX. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2002. P. 75-87.
ROCHAMONTE, Catarina. Henri Bergson: mística e método. In: Paralellus, Recife, vol. 7, nº 14, jan/abr. 2016, 099-115.
SUTTANA, Renato Nésio. João Cabral de Melo Neto e as exigências da crítica da segunda metade do século XX. In: Signótica, Goiânia, vol. 27, nº 1, p. 17-44, jan/jun. 2015.
TILLICH, Paul. Textos selecionados. São Paulo: Fonte Editorial, 2006.
VELASCO, Juan Martín. El fenómeno místico. 2ª ed. Madri: Trotta, 2003.
Publicado
2020-06-07
Como Citar
Pereira, G. L. (2020). Morte e vida Severina:. Revista Espaço Acadêmico, 20(222), 71-82. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53881
Seção
Dossiê: Conexões entre Filosofia e Literaturas: dos antigos à atualidade