Hermenêutica da oralidade:

dispositivo para compreender as experiências das crianças

  • Amanaiara Conceicao de Santana Miranda NGEAALC
Palavras-chave: Hermeneuta de criança. Educação Infantil. Corporalidade. Cultura Africana.

Resumo

Este artigo apresenta argumentos da autora para explicar o modo como ela se identifica como hermeneuta de criança. Considera prioritariamente a escuta sensível com crianças para dar direcionamento ao fazer pedagógico. A pesquisadora parte de reflexões da tradição negro-africana, cuja intenção é enfatizar que a oralidade e o movimento corporal têm valor para o processo de construção e transmissão da cultura. Embasa a pesquisa apresentando interfaces entre filosofia, sociologia e educação para provável êxito na Educação Infantil. Justifica que a hermeneuta registra e escreve o que apreendeu na convivência com as crianças. Considera a Educação Infantil como espaço frutífero para pensar questões relacionadas ao mundo contemporâneo. Recomenda a hermeneuta de crianças que a criança seja ouvida em todos os espaços que ela convive.

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Biografia do Autor

Amanaiara Conceicao de Santana Miranda, NGEAALC

Doutora pelo Programa de Pós-graduação Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA).

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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Miranda, A. C. de S. (2021). Hermenêutica da oralidade:. Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 124-135. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53937
Seção
DOSSIÊ - PENSAR NEGRO: Poéticas Ancestrais e Estéticas Contracoloniais