Visibilidade espacial:

aspectos da poética teatral negra a partir da interseção entre gênero, raça e sexualidade em Candaces da Cia dos Comuns

  • Gustavo Melo Cerqueira Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: teatro negro; corpo negro; mulher negra

Resumo

O artigo aborda questões relacionadas ao corpo negro na interseção entre gênero, raça e sexualidade a partir da nudez do corpo da mulher negra no espetáculo Candaces – a reconstrução do fogo, do grupo de teatro negro Cia dos Comuns. Através do engajamento com estudos sobre o corpo negro em sua relação com as noções de visibilidade e espaço nos campos dos feminismos negros, filosofia da existência negra, sociologia e estudos da performance, o artigo debate as questões políticas e estratégias cênicas utilizadas no espetáculo para evitar a associação entre o corpo da mulher negra em Candaces e imagens de controle que associam a mulher negra à hipersexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Melo Cerqueira, Universidade Federal da Bahia

Babalorixá, ator e performer. Professor substituto pelo Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Master of Arts e PhD em African and African Diaspora Studies pela Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos.

Referências

AHMED, SARA. Queer Phenomenology: Orientantions, Objects, Others. Duke University Press, 2006.
ARAÚJO, NELSON DE. “Alguns Aspectos Do Teatro No Brasil Nos Séculos XVIII and XIX.” Latin American Theatre Review, no. Fall 1977 (1977): 17–24.
CIA DOS COMUNS. “Companhia dos Comuns.” A Roda do Mundo, 2001.
CIA DOS COMUNS. “Cia Dos Comuns.” Candaces - a Reconstrução do Fogo, 2003.
COLLINS, PATRICIA HILL. Black Feminist Thought: Knowledge, Consciousness, and the Politics of Empowerment. 1st ed. Routledge, 2008.
FLEETWOOD, NICOLE R. Troubling Vision: Performance, Visuality, and Blackness. University of Chicago Press, 2011.
GONZALEZ, LÉLIA. “Racismo e Sexismo Na Cultura Brasileira.” Revista Ciências Sociais Hoje, 1984, 223–44.
GORDON, LEWIS. Bad Faith and Antiblack Racism. Humanity Books, 1999.
HARTMAN, SAIDIYA V. Scenes of Subjection: Terror, Slavery, and Self-Making in Nineteenth-Century America. Oxford University Press, USA, 1997.
LIMA, EVANI TAVARES. Um Olhar sobre o Teatro Negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. Tese (doutorado). UNICAMP/Universidade Estadual de Campinas, 2010.
LIMA, NATASHA e MÔNICA LESSA. “Com ‘telecoteco e ziriguidum’, Oswaldo Sargentelli inventou o ‘show de mulatas.’” Acervo O Globo, 2002. Disponível em https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/com-telecoteco-ziriguidum-oswaldo-sargentelli-inventou-show-de-mulatas-21170942.
MARTINS, LEDA MARIA. A Cena Em Sombras. Debates. Perspectiva, 1995.
MEIRELLES, MARCIO e CIA DOS COMUNS. “Candaces - a Reconstrução Do Fogo.” Cia dos Comuns, 2003.
MENDES, MIRIAM GARCIA. A Personagem Negra no Teatro Brasileiro: Entre 1838 e 1888. Vol. 84. Ensaios. Editora Atica, 1982.
PUWAR, NIRMAL. Space Invaders: Race, Gender and Bodies Out of Place. 1st ed. Berg Publishers, 2004.
SMITH, CHRISTEN A. Afro-Paradise: Blackness, Violence, and Performance in Brazil. Urbana ; Chicago ; Springfield: University of IllinoisPress, 2016.
VILELLA, MARCIA. “Candaces - as Rainhas Do Império Méroe.” Candaces - a Reconstrução do Fogo, 2003.
YOUNG, HARVEY. Embodying Black Experience: Stillness, Critical Memory, and the Black Body. University of Michigan Press, 2010.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Melo Cerqueira, G. (2021). Visibilidade espacial:. Revista Espaço Acadêmico, 20(226), 68-80. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54037
Seção
DOSSIÊ - PENSAR NEGRO: Poéticas Ancestrais e Estéticas Contracoloniais