Onipotência do mercado e morte à vida
Resumo
O artigo aborda, no contexto da virulência pandêmica da COVID-19, a insistência ultraliberal em se enfatizar a lógica do mercado em detrimento dos interesses sociais e humanitários. Demonstra-se que essa economia da morte tão cara ao empresariado é chancelada por governanças políticas autoritárias que comungam com disposições fascistas.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo Parasitário. Trad. de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
CRARY, Jonathan. 24/7 – Capitalismo Tardio e os fins do sono. Trad. de Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
ECO, Umberto. O Fascismo Eterno. Trad. de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2018.
KOTLER, Philip. Capitalismo em confronto. Trad. de Claudia Gerpe Duarte. Rio de Janeiro: Best Business, 2015.
KRAUS. Karl. Ditos e Desditos. Trad. de Márcio Suzuki e Werner Loewenberg. São Paulo: Brasiliense, 1988.
LAZZARATO, Maurizio. O governo das desigualdades: crítica da insegurança neoliberal. Trad. de Renato Abramowicz Santos. São Carlos: EDUFSCAR, 2011.
SANDEL, Michael J. O que o dinheiro não compra: os limites morais do mercado. Trad. de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
TODOROV, Tzvetan. Os inimigos íntimos da democracia. Trad. de Joana Angélica d’Avila Melo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.