Educação, formação docente e territorialidades amazônicas

  • Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal do Amazonas
  • Edilson da Costa Albarado PPGED/UFPA
Palavras-chave: Amazônia. Educação do Campo. Saberes. Territórios.

Resumo

A Amazônia constitui-se pela diversidade de povos, de culturas, de territórios, de saberes e de processos produtivos que podem contribuir com a construção de matrizes de uma pedagogia do campo e das águas, caminhos para a formação humana. Este artigo propõe uma reflexão sobre como as territorialidades amazônicas, mais especificamente dos territórios rurais do Amazonas, estão presentes no processo de formação de professores do campo.  Os estudos envolveram pesquisas bibliográficas em autores como Borges (2013, 2015), Vasconcelos (2017), Coelho (1999), Hage (2005), Freire (2002, 2005), e em artigos publicados em revistas, os quais apontam que a formação de professores dos territórios rurais amazônicos fundamentada nos princípios da Educação do Campo apresenta importantes articulações com a dinâmica dos territórios, revela diálogos de saberes tradicionais e científicos, evidencia os conflitos decorrentes dos processos de negação cultural e identitária dos povos do campo, e valoriza e reconhece as territorialidades das águas, das terras e das florestas amazônicas.

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Biografia do Autor

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Atualmente é docente do ensino superior, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/UFAM, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Educação com atuação principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, História da Educação, prática pedagógica e diversidade cultural. Foi coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de Pedagogia/Parintins (AM), no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2014. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ).

Edilson da Costa Albarado, PPGED/UFPA

Doutorando em Educação no PPGED/UFPA (Bolsista CAPES). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM (Área de concentração: Processos Socioculturais na Amazônia). Especialista em Educação Ambiental Urbana pela ESAB. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou como Professor Substituto no Curso de Pedagogia no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM), (2013 a 2014 e 2018 a 2019). Atuou como professor no Curso de Pedagogia no PARFOR (2013, 2014) e no Curso de Educação do Campo - FECAMPO/UFPA (2018). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Ambiente Amazônico (GEPEAM/UFAM). Tem experiência na área de educação, com pesquisa na área de ciências sociais e aplicadas e sociologia, turismo comunitário sustentável, práticas socioambientais e Bem Viver amazônida. Atuando em temas como: meio ambiente, prática pedagógica, educação infantil, formação continuada de professores. história da educação. educação ambiental, ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento local, povos amazônidas, gestão de recursos naturais, educação do campo, educação indígena. movimento ribeirinho e pescadores, políticas públicas, educação popular, educação freiriana. cooperativismo e associativismo, Amazônia e saberes do trabalho, da cultura e da natureza dos povos amazônidas.

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Publicado
2020-07-21
Como Citar
de Oliveira Vasconcelos, M. E., & da Costa Albarado, E. (2020). Educação, formação docente e territorialidades amazônicas. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 13-23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54489
Seção
Dossiê: Pesquisa, Produção de Subjetividade e Formação