Grupo pedagógico de pesquisa e a formação de pesquisadores
Resumo
O objetivo desse artigo é debater as possíveis contribuições dos grupos de pesquisa no processo de formação de pesquisadores. Para tanto, realiza uma discussão sobre a pesquisa e a universidade, para em um segundo momento, analisar alguns elementos que se encontram na formação e funcionamento de um grupo de pesquisa. A partir disso, são investigados temas como a escolha do objeto investigado, a constituição do grupo de trabalho, o papel do pesquisador-líder e as possibilidades de produção e disseminação do conhecimento derivadas das práticas de investigação. Por fim, destaca-se que a vinculação da formação de pesquisadores à questão da formação humana aponta para aspectos que ultrapassam ao puro ato de conhecer, envolvendo a dimensão afetiva e sensível por parte dos sujeitos que compõem o grupo.
Downloads
Referências
_______. A Arte da Vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BIANCHETTI, L., OLIVEIRA, A., SILVA, E., & TURNES, L. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação (UFSM), v.37, n.3, p.569-584, 2012.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
DEWEY, J. Democracia e educação. 2a ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1952.
FOLETTO, D.; ISAIA, S. (2017). O estado da arte sobre a formação de pesquisadores no espaço grupal. Reflexão e Ação, v.25, n.3, p.339-358, 2017.
KASTRUP, V. PASSOS, E. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, v.25, p.263-280, 2013.
KONINCK, T. Filosofia da Educação: ensaio sobre o devir humano. São Paulo: Paulus, 2007.
LOURAU, R. Analise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.
MANSANO, S.R.V. Alguns desafios colocados para a pesquisa qualitativa na contemporaneidade. Revista Espaço Acadêmico, v.12, n.136, p.1-9, 2012.
MARTINS, A.M. Autonomia e Educação: a trajetória de um conceito. Cadernos de Pesquisa, v.115, p.207-232, 2002.
OSINSKI, M., ROMAN, D.J & ERDMANN, R.H. Expectativas do pesquisador líder acerca do desempenho de grupos de pesquisa em administração. Unoesc & Ciência, v.6, n.2, p.151-164, 2015.
ROCHA, J. A. P & PAULA, C.P.A A jornada do pesquisador: uma metáfora conceitual sobre a construção da trajetória de um líder. PRISMA.COM, v.34, p.178-208, 2017.
SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação. Educação e Realidade, v.34, p.187-202, 2009.
TEIXEIRA, L.A., PASSOS, M.M. & ARRUDA, S.M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, v.22, p.525-541, 2015.
ZANELLA, A. V.; PEREIRA, R.S. Constituir-se enquanto grupo: a ação dos sujeitos na produção do coletivo. Estudos de Psicologia, v.6, n.1, p.105-114, 2001.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.