Grupo pedagógico de pesquisa e a formação de pesquisadores

  • Rafael Bianchi Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Leoni Maria Padilha Henning Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Grupo de Pesquisa, Formação de Pesquisadores, Educação

Resumo

O objetivo desse artigo é debater as possíveis contribuições dos grupos de pesquisa no processo de formação de pesquisadores. Para tanto, realiza uma discussão sobre a pesquisa e a universidade, para em um segundo momento, analisar alguns elementos que se encontram na formação e funcionamento de um grupo de pesquisa. A partir disso, são investigados temas como a escolha do objeto investigado, a constituição do grupo de trabalho, o papel do pesquisador-líder e as possibilidades de produção e disseminação do conhecimento derivadas das práticas de investigação. Por fim, destaca-se que a vinculação da formação de pesquisadores à questão da formação humana aponta para aspectos que ultrapassam ao puro ato de conhecer, envolvendo a dimensão afetiva e sensível por parte dos sujeitos que compõem o grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação (Unesp/Marília); Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Docente do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina

Pos-Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Educação pela Unesp/Marília. Professora Senior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BAUMAN, Z. Vida para Consumo: A Transformação das Pessoas em Mercadorias. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
_______. A Arte da Vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
BIANCHETTI, L., OLIVEIRA, A., SILVA, E., & TURNES, L. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação (UFSM), v.37, n.3, p.569-584, 2012.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
DEWEY, J. Democracia e educação. 2a ed. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1952.
FOLETTO, D.; ISAIA, S. (2017). O estado da arte sobre a formação de pesquisadores no espaço grupal. Reflexão e Ação, v.25, n.3, p.339-358, 2017.
KASTRUP, V. PASSOS, E. Cartografar é traçar um plano comum. Fractal: Revista de Psicologia, v.25, p.263-280, 2013.
KONINCK, T. Filosofia da Educação: ensaio sobre o devir humano. São Paulo: Paulus, 2007.
LOURAU, R. Analise Institucional e Práticas de Pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1993.
MANSANO, S.R.V. Alguns desafios colocados para a pesquisa qualitativa na contemporaneidade. Revista Espaço Acadêmico, v.12, n.136, p.1-9, 2012.
MARTINS, A.M. Autonomia e Educação: a trajetória de um conceito. Cadernos de Pesquisa, v.115, p.207-232, 2002.
OSINSKI, M., ROMAN, D.J & ERDMANN, R.H. Expectativas do pesquisador líder acerca do desempenho de grupos de pesquisa em administração. Unoesc & Ciência, v.6, n.2, p.151-164, 2015.
ROCHA, J. A. P & PAULA, C.P.A A jornada do pesquisador: uma metáfora conceitual sobre a construção da trajetória de um líder. PRISMA.COM, v.34, p.178-208, 2017.
SARAIVA, K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação. Educação e Realidade, v.34, p.187-202, 2009.
TEIXEIRA, L.A., PASSOS, M.M. & ARRUDA, S.M. A formação de pesquisadores em um grupo de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática. Ciência & Educação, v.22, p.525-541, 2015.
ZANELLA, A. V.; PEREIRA, R.S. Constituir-se enquanto grupo: a ação dos sujeitos na produção do coletivo. Estudos de Psicologia, v.6, n.1, p.105-114, 2001.
Publicado
2020-07-21
Como Citar
Silva, R. B., & Henning, L. M. P. (2020). Grupo pedagógico de pesquisa e a formação de pesquisadores. Revista Espaço Acadêmico, 20(223), 71-82. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54596
Seção
Dossiê: Pesquisa, Produção de Subjetividade e Formação