Capoeira Angola como um modo de vida

Palavras-chave: Capoeira Angola; Colonialidade; liberdade; diferença.

Resumo

A Capoeira Angola é uma luta nascida no Brasil colonial do desejo de libertação dos africanos escravizados. O trabalho que se segue é uma reflexão com base na filosofia afroperspectivista sobre a liberdade e a produção de modos de vida presentes na mesma. Buscaremos escrever sobre Capoeira Angola a partir da maneira como ela se opera: movimentação, jogo, roda e musicalidade. A pergunta central que fazemos é: o que quer a Capoeira Angola de nós?  A proposta aqui colocada se mistura com o pesquisador; assim, entraremos em disputa sobre formas de conhecer e produzir saberes na colonialidade, ou como dizemos na capoeira, estamos jogando na grande roda da vida, não importando quem é o vencedor, mas o que se perde quando jogamos para aniquilar a diferença, tal como prega a herança colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kwame Yonatan Poli dos Santos, Pontíficia Universidade Católica - São Paulo

Psicanalista, doutorando da PUC-SP, bolsista Capes e capoerista do grupo Angoleiros do Sertão. 

Referências

ANZALDÚA,G. Boderlands/La frontera: the new mestiza. San Francisco: Spinters: Aunt Lute, 1987.



BARROS M. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record; 1996.



Eu não sou seu negro (I am not negro). Direção de Raoul Peck. França, Estados Unidos da América e Bélgica: Magnolia Pictures Amazon Studios 2016 (96 min.)



MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte; traduzido por Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018.



NOGUERA, R. Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivistas – Griot – Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia – Brasil, v.4, n.2, 2011.



ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n –1 edições, 2018.



SAFATLE, V. bem vindo ao estado suicidário. São Paulo: n- 1, 2020.



______. Governar é fazer desaparecer. Revista Cult. São Paulo. n. 225, jul/2017. Disponível online: revistacult.uol.com.br/home/vladimir-safatle-governar-e-fazer-desaparecer/





SCHIAVON, J. P. Pragmatismo pulsional - Clínica psicanalítica. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica - Pontífícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.



SPINOZA,B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019
Publicado
2021-05-01
Como Citar
Santos, K. Y. P. dos. (2021). Capoeira Angola como um modo de vida. Revista Espaço Acadêmico, 21(228), 208-216. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/54743