Nacionalidades como agentes de desejo virtualmente mediados em Buenos Aires

Palavras-chave: Direitos LGBTQ, Nacionalidades, Sexualidades, Cibercultura, Social Media

Resumo

A partir da observação-participante e entrevistas, discutimos como as identidades nacionais funcionam entre usuários de plataformas de encontros. A análise sugere que os perfis-anúncio empregados nestas aplicações expressam a nacionalidade como um elemento a mais para demarcação identitária dos anunciantes, estabelecendo uma relação de hierarquia entre as nacionalidades expressas dentro da plataforma que condiciona quem será desejável, ou não, sob uma matriz cultural lida como hegemônica e liberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alves Oliveira, UFPE

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco; Analista Internacional pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Referências

BAUER, Martin W. e GASKELL, Jorge. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. São Paulo: Vozes, 2015.

BARTOLOMÉ, Miguel. Pluralismo y Interculturalidad. Ciudad del México: UNAM, 2008.

BRAGA, Gilbran Teixeira. ’Não sou nem Curto’: prazer e conflito no universo do homoerotismo virtual. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro:Civilização Brasileira, 2003.

CAMARGO, Hertz Wendel de; STEFANICZEN, Josemara, ROCHA, Tácia; Em memória de Narciso: imagem, narrativa e devoração no Instagram. São Paulo: Comunicon, 2015.

COX, Robert. Gramsci, hegemonia e relações internacionais: Um ensaio sobre o método. Londres: Millenium, 1983.

CRUZ, Nina Velasco; ARAUJO, Camila Leite. Imagens de um sujeito em devir: autorretrato em rede. Galáxia. v.1, n. 23, p. 111-124, 201

GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo: um guia para entender a filosofia de nosso tempo. São Paulo: Vida Nova, 2008.

GUERRERO, Sigifredo Leal. Cuerpos deseados/ machos representados. Aphrodisia, fórmulas representacionales y fotografía en la interacción homoerótica mediada por internet. Dissertação de Mestrado, Universidad Nacional de Buenos Aires: Buenos Aires, 2013.

HALL, Stuart. Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita. Trad. Rodrigo Neves e Ricardo R. Terra. São Paulo: Brasiliense, 1986.

MISKOLCI, Richard. O desejo da nação, masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. São Paulo: Annablume, 2012.

PUAR, Jasbir K. Homonationalism As Assemblage: Viral Travels, Affective Sexualities. Jindal Global Law Review. v. 4, n. 2, 2013.

QUIJANO, Aníbal: La colonialidad del poder y la experiencia cultural latinoamericana. In: LEÓN, Roberto e SONNTAG, Heinz R. (editores). Pueblo, época y desarrollo: la sociología de América Latina. Caracas: Nueva Sociedad, 1998.

SCRUFF. Scruffnation, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15.02.2016.
Publicado
2021-06-26
Como Citar
Oliveira, F. A. (2021). Nacionalidades como agentes de desejo virtualmente mediados em Buenos Aires. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 221-232. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/55030