Morte e resistência:
a América Latina segundo o jornal Versus (1975-1979)
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar como, por meio do jornal Versus, periódico alternativo, que circulou entre 1975 e 1979, pode-se observar uma cultura política de oposição e resistência em um contexto no qual vários países da América Latina passavam por regimes de exceção. A temática da América Latina foi um dos aspectos a distinguir o jornal dos outros periódicos, em um enfoque que procurou utilizar do significante da morte como alegoria de uma época de repressão e perseguições políticas. Posteriormente, o tema da América Latina tornou-se uma das divergências entre os produtores do jornal. Tal divergência deu-se entre o grupo do idealizador do periódico, Marcos Faerman, e a organização política Convergência Socialista, que posteriormente exerceu influência e controle sobre o periódico, passando a priorizar temas sobre a política brasileira em detrimento da temática da América Latina.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Luis Carlos Eblak apud VIEIRA, Isabel. Marcos Faerman um humanista radical. In: Jornalistas Literários, narrativas da vida real por novos autores brasileiros. Sergio Vilas Boas (Org.). São Paulo. Summus, 2007.
ARAÚJO, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 1970. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.
BARROS FILHO, Omar de. Versus: páginas da utopia. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007.
BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (Coord.). Para uma história cultural. Lisboa: Estampa, 1998, p. 349-363
BUCCHIONI, Xenya. Caminhos cruzados: de Crises (1973-1976) a Versus (1975-1979) - a América Latina em questão. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 5, n. 1. jan-jun. 2016.
BUCCHIONI, Xenya de Aguiar e OGASSAWARA, Juliana Sayuri. Versus A busca por uma identidade cultural latino-americana. Revista Acadêmica de La Federación Latinoamericana de Faculdades de Comunicación Social. Diálogos de La Comunicación. Nº 79. Jan-jul. 2009.
CANDIDO, Jeferson. Versus: a arte como arma. Boletim de Pesquisa NELIC. V.5 n. 6/7. Polêmicas. 2003.
CANDIDO, Jeferson. Dois lados da moeda? Versus, um jornal alternativo, e Cultura uma revista do MEC (1976-1978). Florianópolis. SC: UFSC. Dissertação de mestrado, 2008.
FARIA, Marcos Moutta de. Partido Socialista ou Partido dos Trabalhadores? Contribuição à História do Trotskismo no Brasil. A Experiência do Movimento Convergência Socialista. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ. Dissertação de Mestrado. 2005.
KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários nos tempos da imprensa alternativa. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
SIRINELLI, Jean-François – L’Histoire politique et culturelle. Sciences Humaines, Paris, n. 15, p. 157-164, out. 1997.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.