Território sagrado em Teresina-PI:
uma análise da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Resumo
Este trabalho é produto da dissertação do autor, que se desenvolveu no âmbito da Geografia Humana, tendo como tema as Territorialidade Sagradas da cidade de Teresina-PI. Para o artigo, adere-se como recorte o catolicismo, mais especificamente, a celebração católica mais popular de Teresina, a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Intenta-se compreender: Como se forma a territorialidade da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Teresina e, de que forma os seus símbolos religiosos organizam o território do culto. Metodologicamente, orienta-se a partir do método de Estudo de Caso Etnográfico de Martucci (2001), construindo um corpus textual a partir das anotações no diário de campo, fruto das observações do pesquisador, bem como das entrevistas com o Pároco responsável pela celebração. Para a análise e interpretação do material coletado, utiliza-se a Análise de Conteúdio (BARDIN, 1977).
Downloads
Referências
BOFF, Leonardo. Igreja, carisma e poder. 2ed. Petropolis (RJ): Vozes, 1981.
BONNEMAISON, Joël Viagem em torno do território. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny. Geografia Cultural: um século. Rio de Janeiro. EdUERJ, 2002. v.3.
DURKHEIM, Emile. As Formas elementares de vida religiosa: o sistema totemico na Australia. São Paulo: Paulus, 2008.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano. Sao Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. (orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. trad. Pedrinho Guareschi. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 319-342.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
GIL FILHO, Sylvio Fausto; GIL, Ana Helena Corrêa. Identidade religiosa e territorialidade do Sagrado: Notas para uma teoria do fato Religioso. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato. Religião, identidade e território. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 39-55.
LOYD, Raul. O povo do santo: religião, história e cultura dos orixás, voduns, inquices e caboclos. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.
MARQUES, Renan da Silva ; DOURADO, Jacqueline L. Toda terça-feira tem: Estudo folkcomunicacional sobre o novenário da Vila Operária (Teresina-PI). Revista Internacional de Folkcomunicação , v. 11, p. 82-95, 2013.
MARTINS, Carlos Alberto. Entrevista concedida a Felipe Ibiapina M. R. Siqueira. Teresina, 16 nov. de 2017.
MARTUCCI, Elisabeth Márcia. Estudo de caso etnográfico. In: Revista de Biblioteconomia de Brasília, v.25, n.2, p. 167-180, 2001.
RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. trad. Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
ROSENDAHL, Zeny. Espaço e Religião: uma abordagem geográfica. 2. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996.
SIQUEIRA, Felipe Ibiapina. Territorialidades Sagradas: religiosidades católica e afro-brasileira na Zona Norte de Teresina (PI). Dissertação (Mestrado em Geografia) –Universidade Federal do Piauí, 2018.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.