Ensino Remoto e extenuação docente
Resumo
O artigo aborda, no contexto da pandemia da COVID-19, o grande esforço educacional em se lecionar nas novas condições exigidas pela adaptação do ensino presencial ao formato virtual, com suas dificuldades e enfrentamentos técnicos, em especial pelo fato de que as contradições estruturais da hegemonia neoliberal se perpetuam, obviamente, nessa realidade virtual nem tão inclusiva conforme se apregoa.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a Universidade. São Paulo: Ed. UNESP, 2001.
CRARY, Jonathan. 24/7 – Capitalismo Tardio e os fins do sono. Trad. de Joaquim Toledo Jr. São Paulo: COSAC NAIFY, 2014.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Trad. de Lucas Machado. Petropólis: Vozes, 2018.
____. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Trad. de Maurício Liesen. Belo Horizonte: Âyiné, 2018b.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Trad. de João Tiago Proença. Lisboa: Edições 70, 2018.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Ed. Planta, 2004.
LE BRETON, David. Desaparecer de si: uma tentação contemporânea. Trad. de Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2018.
SALLES, João Carlos. Universidade Pública e Democracia. São Paulo: Boitempo, 2020.
WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. Trad. de Carlos Szlak. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2006.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.

