O direito ao trabalho:
cultura e pandemia no contexto político brasileiro do século XXI
Resumo
Este paper faz um balanço de como têm sido atendidos, no Brasil, os agentes da cultura no seu direito ao trabalho, particularmente no contexto de calamidade provocado pela pandemia da Covid-19. Após uma breve consideração acerca dos efeitos da pandemia sobre o mundo do trabalho e do lugar da cultura no Brasil, foca-se a aplicação da Lei Aldir Blanc (nº. 14.017/2020), com recorte no Estado de Pernambuco, como medida emergencial de direito para o setor da cultura. A análise considera que o desmonte da cultura e dos direitos trabalhistas no Brasil já vinha ocorrendo antes mesmo da pandemia, mas foi com ela se agravando. As medidas emergenciais são paliativas e provisórias, o que deixa incerto o futuro dos agentes culturais no mundo do trabalho.
Downloads
Referências
Cartilha Lei Aldir Blanc-Secult (PE).
Comunicado nº. 5/2020, publicado no Diário Oficial da União, de 22/10/2020.
Comunicado nº. 1/2021, publicado no Diário Oficial da União, de 11/01/2021.
Decreto nº. 50.346, de 1º de março de 2021.
KREIN, J. D. O desmonte dos direitos, as novas configurações do trabalho e o esvaziamento da ação coletiva. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v.30, n.1. 2018. Disponível em:
KREIN, J. D.; ABÍLIO, L.; FREITAS, P.; BORSARI, P.; CRUZ, R. Flexibilização das relações de trabalho: insegurança para os trabalhadores. In: KREIN, J. D; ANSELMO, D. M. G. (Orgs). Dimensões críticas da reforma trabalhista no Brasil. Campinas: Curt Nimuendajú, 2018.
KREIN, J. D.; VÉRAS DE OLIVEIRA, R. Os impactos da Reforma nas condições de trabalho. In: KREIN, J. D; VÉRAS DE OLIVEIRA, R.; FILGUEIRAS. V. Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade. Campinas: Curt Nimuendajú, 2019.
Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020.
Lei nº. 17.057, de 25 de setembro de 2020. < https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=51948, consultado em 26/02/2021 >
Nota informativa: Prorrogação do prazo de execução de editais da LAB-PE.
SIQUEIRA, Elton Bruno Soares de; MORAIS, Raissy Kelly da Silva. O pum do palhaço: política cultural no Brasil frente à pandemia de covid-19. SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento; BARROS, Ana Maria de (Org.). Direitos humanos em tempos de pandemia de coronavírus. São Paulo: Cortez, 2020. p. 49-65.
Sistema Nacional de Cultura: Lei Aldir Blanc (Normativos).
Sistema Nacional de Cultura: Pagamentos realizados aos estados e municípios.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.