Alceu Amoroso Lima:
o “Tristão de Athayde” e a missão da universidade
Resumo
Alceu Amoroso Lima (1893-1983), também conhecido como “Tristão de Athayde”, pseudônimo de escritor das crônicas que marcaram época nos jornais do Rio de Janeiro mais de meio século, também foi um dos pensadores da universidade brasileira. Na época em que o governo Lula se revela disposto a fazer as reformas que o país necessita, é necessário e urgente olharmos todos os ângulos de análise e discussão sobre a universidade.
Downloads
Referências
IMBERT, F. A questão da ética no campo educativo. Petrópolis: 2001.
LIMA, A.A. O espírito universitário. Rio: Agir,1961.
_____. O humanismo pedagógico. Rio: Stella, 1944.

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.