Menin@s de rua:

um olhar político-pedagógico crítico

Palavras-chave: meninos de rua, representações políticas, Direito, Sociologia do direito

Resumo

"Menin@s de rua: representações políticas", de Geovanio Edervaldo Rossato, é parte da tese apresentada ao Programa de Doutorado em Antropologia Social da Universidade de Barcelona. Não obstante, este não é mais um trabalho realizado apenas para cumprir as exigências da carreira acadêmica. O autor, já no início da década 1990, se insere no mundo dos meninos e meninas de rua, convivendo por cerca de dois anos com a Comunidade Profeta Elias da Vila Lindóia, em Curitiba. Desde então, milita nos movimentos populares que tratam da questão social da Infância e Adolescência; atuou no Conselho Nacional do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua como representante do Estado do Paraná. Assim, o autor vinculou a sua vida acadêmica à realidade do mundo, compartilhando dos sonhos, esperanças e também do desespero próprios desta realidade. Seu trabalho intelectual é fruto das suas inquietações éticas e sociais; expressa a fusão da teoria com a prática, uma iluminando a outra; representa a recusa à desresponsabilização do intelectual diante do mundo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ozaí da Silva, UEM

Professor no Departamento de Ciências Sociais (Universidade Estadual de Maringá), doutorando em educação (FEUSP) e membro do Núcleo de Estudos de Ideologia e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP).

Referências

ROSSATO, Geovanio Edervaldo. Menin@s de Rua: Representações Políticas. Maringá: Editora Massoni, 2003, 146 p.
Publicado
2021-05-06
Como Citar
Silva, A. O. da. (2021). Menin@s de rua:. Revista Espaço Acadêmico, 3(31). Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59058