Menin@s de rua:
um olhar político-pedagógico crítico
Resumo
"Menin@s de rua: representações políticas", de Geovanio Edervaldo Rossato, é parte da tese apresentada ao Programa de Doutorado em Antropologia Social da Universidade de Barcelona. Não obstante, este não é mais um trabalho realizado apenas para cumprir as exigências da carreira acadêmica. O autor, já no início da década 1990, se insere no mundo dos meninos e meninas de rua, convivendo por cerca de dois anos com a Comunidade Profeta Elias da Vila Lindóia, em Curitiba. Desde então, milita nos movimentos populares que tratam da questão social da Infância e Adolescência; atuou no Conselho Nacional do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua como representante do Estado do Paraná. Assim, o autor vinculou a sua vida acadêmica à realidade do mundo, compartilhando dos sonhos, esperanças e também do desespero próprios desta realidade. Seu trabalho intelectual é fruto das suas inquietações éticas e sociais; expressa a fusão da teoria com a prática, uma iluminando a outra; representa a recusa à desresponsabilização do intelectual diante do mundo.
Downloads
Referências

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.