A democratização da educação via Universidade Aberta do Brasil:
diferentes perspectivas
Resumo
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) faz parte da atual política de expansão da educação superior, e por meio de distintas fontes, dados, além das produções teóricas da área, buscou-se apresentar um panorama acerca das diferentes perspectivas referentes a democratização do acesso à educação superior, promovida pelo Sistema UAB. Depreende-se com a análise feita que não há um consenso entre os pesquisadores do campo das políticas educacionais, pelo contrário, eles apresentam pontos de reflexão totalmente distintos sobre a UAB. Conclui-se que a modalidade educacional à distância prevalecente no sistema, tal como a flexibilização do trabalho intrínseca à essa política, apresentam-se como limites ao efetivo processo de democratização da educação superior.
Downloads

Copyright (c) 2021 Marcela de Oliveira Nunes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.