A democratização da educação via Universidade Aberta do Brasil:

diferentes perspectivas

  • Marcela de Oliveira Nunes UNESPAR
Palavras-chave: UAB; política educacional; democratização da universidade

Resumo

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) faz parte da atual política de expansão da educação superior, e por meio de distintas fontes, dados, além das produções teóricas da área, buscou-se apresentar um panorama acerca das diferentes perspectivas referentes a democratização do acesso à educação superior, promovida pelo Sistema UAB. Depreende-se com a análise feita que não há um consenso entre os pesquisadores do campo das políticas educacionais, pelo contrário, eles apresentam pontos de reflexão totalmente distintos sobre a UAB. Conclui-se que a modalidade educacional à distância prevalecente no sistema, tal como a flexibilização do trabalho intrínseca à essa política, apresentam-se como limites ao efetivo processo de democratização da educação superior.

 

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Biografia do Autor

Marcela de Oliveira Nunes, UNESPAR

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pela UEL. Doutora  em  Educação  pela  Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professora Colaboradora da UNESPAR.

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Nunes, M. de O. (2022). A democratização da educação via Universidade Aberta do Brasil:. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 205-216. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59196