A Fundação Rockefeller, o financiamento e a orientação temática e metodológica das pesquisas nas ciências sociais francesas na década de 1930
Resumo
Este artigo aborda as possíveis influências da Fundação Rockefeller e suas subvenções financeiras às atividades de pesquisa nas ciências sociais francesas, tanto no que diz respeito às orientações temáticas, quanto em relação aos procedimentos metodológicos adotados pelos pesquisadores subvencionados na década de 1930, até a interrupção dos projetos de cooperação em decorrência da eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Referenciado teoricamente na sociologia da ciência proposta por Pierre Bourdieu, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de contribuir para o debate sobre a influência da Fundação Rockefeller no processo de constituição do campo das ciências sociais na França, em razão da sua importância para a formação e institucionalização dessa área científica em vários países, incluindo o Brasil.
Downloads

Copyright (c) 2021 Walter Lúcio de Alencar Praxedes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.