“Somos guerreras, reinventamos, resistimos”:
análisis de la situación de las mujeres de la ciudad de Maputo durante la pandemia de COVID-19
Resumo
O objectivo deste estudo é analisar a situação do impacto da pandemia da COVID-19 na vida das mulheres em Maputo. Através de uma análise SWOT com três representantes dos colectivos de Maputo, as debilidades identificadas foram o medo de ir aos serviços de saúde, a perda de recursos económicos, a dificuldade de cumprir as medidas de prevenção e a falta de informação sobre os cuidados de saúde. As ameaças identificadas foram a invisibilidade de outras doenças, a repressão policial e o aumento da violência contra as mulheres. As forças identificadas foram resiliência, reinvenção e luta, conhecimento dos sintomas da COVID e da malária, utilização de termómetro, medidas de higiene acessíveis e campanhas colectivas das mulheres. Finalmente, as oportunidades analizadas foram materiais informativos traduzidos, apoio governamental e campanhas locais de ONGs
Downloads

Copyright (c) 2021 Cristina del Villar-Toribio (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.