Entre Brasil e Portugal:

pensando educação em tempos de pandemia

  • Emiliana Marques UIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Palavras-chave: Educação escolar; Educação do Campo: Escola on-line; Conteúdo escolar; Cuidado com a vida.

Resumo

As transformações geradas pela pandemia na educação escolar e seus impactos na rotina familiar são as bases para reflexão sobre os sentidos da Educação na atualidade. O texto inicia-se com uma breve contextualização a partir da pandemia e prossegue com uma comparação entre a educação do Brasil e de Portugal. As experiências vivenciadas com a sala de aula televisiva e on-line em Portugal, bem como no Brasil, para estudantes da faixa etária entre 9 e 11 anos constituíram elementos de análise. A especificidade da Educação do Campo contributo que inspira a vislumbrar diferentes horizontes distante do modelo urbano-centrado. Afirma a necessidade de a educação escolar também assumir a centralidade do cuidado com a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emiliana Marques, UIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa; Doutoranda do Programa Pós-Colonialismos e Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Graduada em Psicologia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Graduada em Artes Cênicas e Licenciada em Educação Artística, ambas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Arte-educadora popular, praticante e multiplicadora do Teatro do Oprimido, integrante do Grupo de Estudo Ecologias Feministas de Saberes.

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Marques, E. (2021). Entre Brasil e Portugal:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 113-124. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59392
Seção
A pandemia e os cuidados pela vida (Org.: Paula Machava)