Entre Brasil e Portugal:
pensando educação em tempos de pandemia
Resumo
As transformações geradas pela pandemia na educação escolar e seus impactos na rotina familiar são as bases para reflexão sobre os sentidos da Educação na atualidade. O texto inicia-se com uma breve contextualização a partir da pandemia e prossegue com uma comparação entre a educação do Brasil e de Portugal. As experiências vivenciadas com a sala de aula televisiva e on-line em Portugal, bem como no Brasil, para estudantes da faixa etária entre 9 e 11 anos constituíram elementos de análise. A especificidade da Educação do Campo contributo que inspira a vislumbrar diferentes horizontes distante do modelo urbano-centrado. Afirma a necessidade de a educação escolar também assumir a centralidade do cuidado com a vida.
Downloads

Copyright (c) 2021 Emiliana Marques (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.