Ecofeminismos, agroecologia e uma experiência de política de relacionalidade e cuidado

Palavras-chave: Feminismos – Alimentos – Práticas-Transformadoras – Cooperação

Resumo

Proponho analisar, desde uma hermenêutica ecofeminista, a experiência levada a cabo por mulheres-agricultoras no Baixo-Sul da Bahia/Brasil, com a produção de alimentos agroecológicos. Identifico, em especial a partir da luta do Grupo de Mulheres do Assentamento Dandara dos Palmares, no município de Camamu-BA, a realização de políticas relacionais que privilegiam o cuidado com e para a vida, humana ou não. Nestas práticas, a vida está no centro da ação e visão do mundo e não a maximização do lucro e a monocultura da economia capitalista. Objetivo trazer à evidência experiência concreta de práticas-transformadoras que alimentam outra lógica de política econômica capaz de redirecionar o caminho da sociedade humana para a cooperação com o organismo Terra. Elaboro esta análise por meio de revisão da literatura em diálogo com algumas das impressões registradas e reunidas nas trocas, entrevistas e observações que desenvolvo em uma investigação-ação participante que está em curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luisa de Pinho Valle, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Luísa de Pinho Valle é graduada em Direito (USU/RJ, Brasil), especializada em Direito Público e Gestão Pública (UniCEUB/DF, Brasil), Mestra em Direito (UnB/DF, Brasil) e em Ciências Sociais e Jurídicas (UPO/Sevilha, Espanha). Atualmente é doutoranda-bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia-FCT, no programa “Democracia no Século XXI”, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É investigadora-colaboradora do Projeto “Territorios en Conflicto: acompañamiento de procesos y consolidación de narrativas sobre sostenibilidad de la vida”, realizado pelo consórcio Gernika Gogoratuz, Universidad del País Vasco, Espanha. É integrante do Grupo de Trabalho Internacional (GTI) Ecologias Feministas de Saberes. Os seus interesses de pesquisa/investigação são ecofeminismos; feminismos; economia feminista e outras economias; agroecologia e soberania alimentar; direitos humanos e da natureza; pedagogias/epistemologias decoloniais, pós-coloniais e pós-desenvolvimento.

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Valle, L. de P. (2021). Ecofeminismos, agroecologia e uma experiência de política de relacionalidade e cuidado. Revista Espaço Acadêmico, 21, 101-112. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59393
Seção
A pandemia e os cuidados pela vida (Org.: Paula Machava)

Funding data