A nomofobia entre crianças e adolescentes:
olhares e reflexões de diretores-educadores
Resumo
O termo nomofobia surgiu na Inglaterra e manifesta-se quando uma pessoa se vê impossibilitada de se comunicar pela internet. Tem origem nos diminutivos inglesa No-mo ou No-mobile, que significa sem telemóvel, ou seja, a fobia de ficar sem um aparelho celular ou medo de ficar off-line. O trabalho delineado, qualitativamente, teve como objetivo apresentar reflexões de educadores em cargos de direção escolar, sobre o uso do celular na escola, o qual contou com a participação de vinte e nove diretores de escolas públicas e privadas. O processo consistiu na definição de duas categorias: olhares para a nomofobia e aliança das escolas com celulares. Ouvir os diretores-educadores como instrumentos dialógicos viabilizou desconstruir paradigmas com a intencionalidade de se alicerçar novos olhares e meios para os fins de uma educação coerente, com o cenário e atores nele inseridos. Novos tempos! Mentes permeáveis! Frutos de uma nova era! Partes de um sistema em que se escolhe medicar ou intervir com competências recriadoras e possíveis.
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Copyright (c) 2021 MARCOS ESPER, Renata Alves (Autor)

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