A nomofobia entre crianças e adolescentes:

olhares e reflexões de diretores-educadores

  • Marcos Esper UEMG
  • Renata Alves Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Palavras-chave: nomofobia; celular; internet; escola; tecnologias.

Resumo

O termo nomofobia surgiu na Inglaterra e manifesta-se quando uma pessoa se vê impossibilitada de se comunicar pela internet. Tem origem nos diminutivos inglesa No-mo ou No-mobile, que significa sem telemóvel, ou seja, a fobia de ficar sem um aparelho celular ou medo de ficar off-line. O trabalho delineado, qualitativamente, teve como objetivo apresentar reflexões de educadores em cargos de direção escolar, sobre o uso do celular na escola, o qual contou com a participação de vinte e nove diretores de escolas públicas e privadas. O processo consistiu na definição de duas categorias: olhares para a nomofobia e aliança das escolas com celulares. Ouvir os diretores-educadores como instrumentos dialógicos viabilizou desconstruir paradigmas com a intencionalidade de se alicerçar novos olhares e meios para os fins de uma educação coerente, com o cenário e atores nele inseridos. Novos tempos! Mentes permeáveis! Frutos de uma nova era! Partes de um sistema em que se escolhe medicar ou intervir com competências recriadoras e possíveis.

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Biografia do Autor

Marcos Esper, UEMG

Mestre em Ciências da Saúde - Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Renata Alves, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Mestre em Ciências (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Esper, M., & Alves, R. (2022). A nomofobia entre crianças e adolescentes:. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 217-227. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59450