Esquerda versus direita:
de volta a um velho debate...
Resumo
Comentários sobre uma uma divisão política-partidária, herdada da Revolução francesa, e em grande medida anacrônica, mas ainda resiliente para identificar os dois grandes polos do debate política na sociedade: os aderentes ao primado da liberdade, da livre iniciativa e dos mercados livres, e os proponentes de uma forte intervenção do Estado na vida econômica, de molde a corrigir distorções do jogo econômico, das desigualdades sociais criadas pelas economias de mercado e da concentração de renda que daí decorre. A divisão, histórica e relevante para a identificação das prioridades políticas deve continuar enquanto houver grandes desigualdades nas sociedades.
Downloads

Copyright (c) 2021 Paulo Roberto de Almeida (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.