A importância do paradigma crítico-pragmático para as pesquisas do campo dos estudos organizacionais

Palavras-chave: Estudos organizacionais; Paradigma crítico-pragmático; Impacto social.

Resumo

Discutir paradigmas que orientam a produção do conhecimento científico no campo dos estudos organizacionais se faz necessário quando as limitações epistemológicas existentes não são capaz de atender as demandas de conhecimento requeridas pela sociedade. Nesse sentido, tendo como base a necessidade cada vez maior de se desenvolver pesquisas com impacto social, este ensaio discute os problemas atuais existentes nesse campo de conhecimento e sugere o paradigma crítico-pragmático, como uma terceira via entre o racionalismo puro e o pragmatismo instrumental. O enfoque geral do debate consiste em materializar, pelas discussões paradigmáticas, a atuação do pesquisador do campo como um sujeito que seja capaz de ter uma íntima relação entre teoria e prática, agindo na construção de um projeto de sociedade alternativo ao existente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Francisco Batista Dias, Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.

Doutorando pelo PPGA/Unigranrio (Duque de Caxias-RJ), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense e Especialista em Gestão Pública com ênfase em didática do ensino superior. Possui experiência profissional como servidor público no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro e Secretaria do Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. 

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Dias, B. F. B. (2022). A importância do paradigma crítico-pragmático para as pesquisas do campo dos estudos organizacionais. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 109-116. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59685