A importância do paradigma crítico-pragmático para as pesquisas do campo dos estudos organizacionais
Resumo
Discutir paradigmas que orientam a produção do conhecimento científico no campo dos estudos organizacionais se faz necessário quando as limitações epistemológicas existentes não são capaz de atender as demandas de conhecimento requeridas pela sociedade. Nesse sentido, tendo como base a necessidade cada vez maior de se desenvolver pesquisas com impacto social, este ensaio discute os problemas atuais existentes nesse campo de conhecimento e sugere o paradigma crítico-pragmático, como uma terceira via entre o racionalismo puro e o pragmatismo instrumental. O enfoque geral do debate consiste em materializar, pelas discussões paradigmáticas, a atuação do pesquisador do campo como um sujeito que seja capaz de ter uma íntima relação entre teoria e prática, agindo na construção de um projeto de sociedade alternativo ao existente.
Downloads

Copyright (c) 2021 Bruno Francisco Batista Dias (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.