Apresentação do Dossiê:

Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica

Palavras-chave: Dossie; Educação; Formação; Teoria Crítica

Resumo

O presente dossiê e seus autores engajam-se na difícil tarefa de desvelar práticas sociais e educacionais que, direta ou indiretamente, tendem a conformar e sujeitar as relações humanas e a educação aos preceitos e princípios da sociedade de consumo e à indústria cultural, cujo ímpeto exploratório é potencializado atualmente pelas tecnologias digitais. Os artigos versam sobre temas ligados ao conceito de Bildung que, ampliado, se refere à constituição autônoma e emancipada de ser humano, passando pela análise crítica da educação, docência e formação a partir do referencial constelar da Teoria Crítica da Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidnei Ventura, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor adjunto do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Membro do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul (CNPQ/UDESC).

Roselaine Ripa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Professora do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). Líder do Grupo de Pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul (CNPQ/UDESC).

Publicado
2021-06-26
Como Citar
Ventura, L., & Ripa, R. (2021). Apresentação do Dossiê:. Revista Espaço Acadêmico, 21(229), 01-02. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59774
Seção
Dossiê: Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica