Apresentação do Dossiê:
Educação e formação contemporânea sob olhar da Teoria Crítica
Resumo
O presente dossiê e seus autores engajam-se na difícil tarefa de desvelar práticas sociais e educacionais que, direta ou indiretamente, tendem a conformar e sujeitar as relações humanas e a educação aos preceitos e princípios da sociedade de consumo e à indústria cultural, cujo ímpeto exploratório é potencializado atualmente pelas tecnologias digitais. Os artigos versam sobre temas ligados ao conceito de Bildung que, ampliado, se refere à constituição autônoma e emancipada de ser humano, passando pela análise crítica da educação, docência e formação a partir do referencial constelar da Teoria Crítica da Sociedade.
Downloads

Copyright (c) 2021 Lidnei Ventura, Roselaine Ripa (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.