Práxis docente no ensino de matemática:
construções de sentido a partir da mediação com tirinhas
Resumo
Na práxis escolar, o educador significa e ressignifica os seus conhecimentos. Por isso, torna-se imprescindível uma análise crítica dos saberes que envolvem o trabalho docente. Nesse sentido, tencionou-se utilizar tirinhas como instrumento mediador na formação de professores, a fim de desenvolver diálogos críticos acerca do ensino de matemática. Almejou-se analisar as construções de sentido dos docentes, além de refletir sobre a possível presença de mitos na aprendizagem, bem como a importância da palavra na práxis escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em um grupo focal formado por professores de um grupo de pesquisa. Por sua vez, a análise dos diálogos possibilitou a apreensão de construções de sentido dos participantes. Por fim, a mediação com as tirinhas possibilitou uma análise da atividade docente no ensino de matemática, cujos saberes são significados e ressignificados de acordo com a experiência, o contexto e as necessidades de ensino.
Downloads

Copyright (c) 2021 Renan Antônio da Silva, Yuri Miguel Macedo (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.