Práxis docente no ensino de matemática:

construções de sentido a partir da mediação com tirinhas

  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Yuri Miguel Macedo Universidade Federal do Amazonas
Palavras-chave: Formação de Professores, Mediação, Saberes Docentes, Práxis Docente, Tirinhas

Resumo

Na práxis escolar, o educador significa e ressignifica os seus conhecimentos. Por isso, torna-se imprescindível uma análise crítica dos saberes que envolvem o trabalho docente. Nesse sentido, tencionou-se utilizar tirinhas como instrumento mediador na formação de professores, a fim de desenvolver diálogos críticos acerca do ensino de matemática. Almejou-se analisar as construções de sentido dos docentes, além de refletir sobre a possível presença de mitos na aprendizagem, bem como a importância da palavra na práxis escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em um grupo focal formado por professores de um grupo de pesquisa. Por sua vez, a análise dos diálogos possibilitou a apreensão de construções de sentido dos participantes. Por fim, a mediação com as tirinhas possibilitou uma análise da atividade docente no ensino de matemática, cujos saberes são significados e ressignificados de acordo com a experiência, o contexto e as necessidades de ensino.

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Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Orientador de Mestrado e Doutorado) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Docente Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Realizou diversos estágios pós- doutorais pelo Brasil e Exterior. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB), FIOCRUZ, e UECE.. Doutor em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Foi Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Colaborador nos Periódicos Temas em Educação e Saúde , DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (UNESP) e Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco - José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane - Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA - UNESP). Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da UFRS. Pesquisador Colaborador na Researcher in LGBT and Allies Harvard Medical Students (LAHMS). Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield). Pesquisador no Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Pesquisador Associado em dois projetos na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Presidente de Comitê de Ética. Membro de Assessoramento em Agências de Fomento. Foi Consultor na UNESCO. Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 100 artigos científicos, capítulos de livros, 12 livros e organizou outras 8 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo e Dr. Pedro Demo. Recebeu diversos prêmios e honrarias. Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Membro da ANPED. Membro da Associação Brasileira de Educação - ABE (Rio de Janeiro). Avaliador Ad Hoc em mais de 30 revistas científicas nacionais e internacionais. Principais interesses em suas pesquisas e publicações: inclusão escolar, políticas públicas, educação especial, formação docente, preconceito em sala de aula e BNCC. 

Yuri Miguel Macedo, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), Professor no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), atua nos seguintes temas: Identidade, Cultura, Classe, Gênero, Educação Inclusiva, Educação, Devoções, Transversalidade, Africanidades e Ancestralidade. Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Transversal (UFES) e do Grupo de Pesquisa Erê-Ecoa (UFES). É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas em Linguagens, Poder e Contemporaneidade (IFBA) ; Espaços Deliberativos e Governança Pública (UFV/CLACSO) e Educação para as relações étnico-raciais, territorialidades e novas mídias (UFES). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Société Internationale d?Ergologie (SIE) e Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Silva, R. A. da, & Macedo, Y. M. (2022). Práxis docente no ensino de matemática:. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 86-95. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59882
Seção
Dossiê: Currículo, formação de professores e práticas pedagógicas