Elementos teórico-metodológicos do materialismo histórico
Resumo
Este artigo se dedica a expor alguns elementos teórico-metodológicos do materialismo histórico e conceitos relevantes. Para isso, num momento inicial introduzimos alguns exemplos de eventos candentes do mundo “político” e discutimos como são manifestação última, inacabada, de um processo maior. A aparência destes eventos normalmente os mistifica como desconectados de uma totalidade social e independentes de um processo histórico. Mas para o pesquisador, esta forma acabada deve ser o ponto de partida de seu estudo. Os eventos sob estudo, caso também sejam sínteses de múltiplas determinações, deverão ser “sintomas” de algo mais rico do que sua representação imediata. Em seguida, após uma explicação sobre os elementos estritamente teórico-metodológicos relativos ao materialismo histórico, são expostas algumas das discussões e conceitos relevantes, concentrando-nos em ideologia e hegemonia.
Downloads

Copyright (c) 2021 Caio Gontijo (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.