Elementos teórico-metodológicos do materialismo histórico

  • Caio Gontijo Universidad de Buenos Aires (UBA)
Palavras-chave: teoria, método, materialismo histórico, ideologia, hegemonia

Resumo

Este artigo se dedica a expor alguns elementos teórico-metodológicos do materialismo histórico e conceitos relevantes. Para isso, num momento inicial introduzimos alguns exemplos de eventos candentes do mundo “político” e discutimos como são manifestação última, inacabada, de um processo maior. A aparência destes eventos normalmente os mistifica como desconectados de uma totalidade social e independentes de um processo histórico. Mas para o pesquisador, esta forma acabada deve ser o ponto de partida de seu estudo. Os eventos sob estudo, caso também sejam sínteses de múltiplas determinações, deverão ser “sintomas” de algo mais rico do que sua representação imediata. Em seguida, após uma explicação sobre os elementos estritamente teórico-metodológicos relativos ao materialismo histórico, são expostas algumas das discussões e conceitos relevantes, concentrando-nos em ideologia e hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Gontijo, Universidad de Buenos Aires (UBA)

Bacharel e Mestre em Relações Internacionais pela PUC Minas (Brasil). Doutorando em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (Argentina). Interesses de pesquisa envolvem política brasileira contemporânea, materialismo histórico, pensamento gramsciano e a teoria crítica das Relações Internacionais. Publicações recentes enfocam o conceito de 'crise orgânica' e o referencial teórico gramsciano que a pressupõe: “Caesarism, populism, and the 2018 election in Brazil” (Capital & Class, 2019), “Ideologia, novos atores e disputa política nos EUA” (Práxis e Hegemonia Popular, 2020).

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Gontijo, C. (2022). Elementos teórico-metodológicos do materialismo histórico. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 238-251. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/59952