O despertar do dragão:

o nascimento do imperialismo chinês – O confronto imperialista USA-China (2002-2021)

  • Mário Maestri Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Conflito china-usa. Imperialismo chinês. Imperialismo estadunidense

Resumo

O presente artigo aborda a gênese, desenvolvimento e consolidação do imperialismo chinês, no sentido leninista do termo. Discute a abertura das administrações democratas, globalistas, à economia chinesa, com restrições durante a administração Obama e forte contra-ofensiva, primeiro mercantil, a seguir geral, contra a China e a Rússia, pela administração Donald Trump, que, inicialmente pretendia aproximar-se da Rússia e afastá-la da China. Destaca a continuidade e radicalização da administração democrata, que almeja a dissolução dos Estados centralizados chinês e russo. Conclui propondo as eventuais modalidades de procedimentos do governo J. Biden para alcançar a derrota geral daqueles países, antes que se fortaleçam, diante de um imperialismo estadunidense em regressão relativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Maestri, Universidade de Passo Fundo

Brasileiro e italiano, professor colaborador do PPGH-UPF. Viveu e estudou como refugiado, no Chile e na Bélgica, de 1971-77. Participou ativamente da Revolução Chilena. Graduou-se e doutorou-se em História pela UCL, Bélgica. Lecionou em instituições universitárias e curso de Pós-Graduação no RJ e no RS. Tem livros publicados na Itália, França, Bélgica, Paraguai.

Publicado
2021-09-01
Como Citar
Maestri, M. (2021). O despertar do dragão:. Revista Espaço Acadêmico, 21(230), 211-238. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60257