Clemens Heller:
do Seminário de Salzburg à Sexta Seção da École Pratique de Hautes Études (EPHE)
Resumo
Este ensaio aborda a trajetória de Clemens Heller no período entre o final da década de 1940, em que ocorre a sua atuação como fundador do Seminário de Salzburg, até a sua chegada a Paris, para o início de suas atividades como administrador científico da Sexta Seção da École Pratique de Hautes Études da Universidade de Paris. Com o objetivo de tratar os condicionamentos históricos, sociais, políticos e biográficos que incidem sobre os processos de construção de conhecimento, através de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental foram analisadas as ações e relações de colaboração e conflito estabelecidas entre Clemens Heller e os agentes dos campos científicos e do poder, fundações filantrópicas e instituições universitárias, com os quais se envolveu enquanto atuava como animador, organizador de eventos e adminstrador científico, visando a criação de uma “comunidade intelectual transatlântica” no contexto histórico do início da Guerra Fria.
Downloads

Copyright (c) 2021 Walter Praxedes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.