Clemens Heller:

do Seminário de Salzburg à Sexta Seção da École Pratique de Hautes Études (EPHE)

  • Walter Praxedes UEM
Palavras-chave: Sociologia da ciência; Clemens Heller; Seminário de Salzburg; Sexta Seção da École Pratique de Hautes Études (EPHE).

Resumo

Este ensaio aborda a trajetória de Clemens Heller no período entre o final da década de 1940, em que ocorre a sua atuação como fundador do Seminário de Salzburg, até a sua chegada a Paris, para o início de suas atividades como administrador científico da Sexta Seção da École Pratique de Hautes Études da Universidade de Paris. Com o objetivo de tratar os condicionamentos históricos, sociais, políticos e biográficos que incidem sobre os processos de construção de conhecimento, através de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental foram analisadas as ações e relações de colaboração e conflito estabelecidas entre Clemens Heller e os agentes dos campos científicos e do poder, fundações filantrópicas e instituições universitárias, com os quais se envolveu enquanto atuava como animador, organizador de eventos e adminstrador científico, visando a criação de uma “comunidade intelectual transatlântica” no contexto histórico do início da Guerra Fria.

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Biografia do Autor

Walter Praxedes, UEM

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo; Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá; Membro de corpo editorial da Revista Espaço Acadêmico (UEM) e autor de Principais correntes da Sociologia da Educação: autores e temas clássicos e contemporâneos (São Paulo: Contexto, 2021 – em co-autoria com Nelson Piletti) entre outras obras.

Publicado
2021-09-01
Como Citar
Praxedes, W. (2021). Clemens Heller:. Revista Espaço Acadêmico, 21(230), 345-355. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60483