Tupixuara Moingobé Ñerana:
autodeclaração indígena como retomada da indianidade e territórios
Resumo
Este artigo discuti algumas dimensões pelas quais indígenas (individual e coletivamente) em diferenciados contextos históricos, territoriais, espirituais e psicossocioculturais protagonizam o autorreconhecimento identitário e autodemarcação de suas terras. Conceitualmente compreende esse processo como de indianização (ou indianidade), marcado por subjetivações de t-eté (corpos), anga (almas) e aupaba (terras originárias), relativas às cosmologias indígenas e fortalecimento do Tupixuara Moingobé Ñerena (Espírito Originário que re-existi e resisti). Subjetivações constituídas de formas decoloniais diversas através das manifestações de resistências e (re)existências cotidianas. Pondera também sobre as diferentes estratégias de enfretamento protagonizadas por pessoas indígenas e Povos Originários contra os discursos e ações de apagamento e silenciamento. Assim, trata também de algumas das negações e impedimentos às autodeclarações indígenas e das retomadas das terras ancestrais, ponderando sobre as possíveis relações com estruturais discursos e práticas de racismos, genocídios e etnocídios.
Downloads

Copyright (c) 2021 Casé Angatu Carlos José Ferreira dos Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.