Amílcar Cabral:

educação, práxis e teoria revolucionária da libertação

Palavras-chave: : Amílcar Cabral; Educação, Práxis Revolucionária; Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Resumo

O presente trabalho analisa a contribuição e práxis pedagógica revolucionária de Amílcar Cabral no que concerne ao campo da educação. As ideias, ideologia política e ações culturais deste intelectual revolucionário contribuíram para libertar os povos guineenses e cabo-verdianos da opressão colonial. Amílcar Cabral foi um dos mais importantes políticos e intelectuais africanos da história do século XX e suas contribuições teóricas internacionais e africanas inspiraram uma geração de políticos intelectuais africanos (e não africanos) na luta anticolonial.  As dinâmicas do pensamento educacional adotado pelo Amílcar Cabral têm sido fundamentais para mobilização e a organização, em especial na ideologização das massas camponesas que se traduz numa inspiração total dedicada à luta de libertação dos territórios da Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Vicente Mendes, UFBA

É pesquisador e escritor guineense, autor de livros (Des)Caminhos do sistema de ensino guineense: Avanços, recuos e perspectivas, publicado pela editora CRV (2019). A escolarização e a formação de quadros nas regiões libertadas da Guiné-Bissau: uma perspectiva histórica (1963 -1973) editado pela Brazil Publishing, (2021). Mestrando em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializando em Literatura Africana. É pesquisador bolsista do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É pós-graduado em Gestão Pública (2018). É Licenciado em Pedagogia (2019). Bacharel em Humanidades (2016), ambas pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB Campus dos Malês. Possui graduação em Inglês pela Escola Normal Superior Tchico Té ENSTT - Guiné-Bissau (2013). Atuou como professor de inglês do Ensino Fundamental e Médio no Centro Educacional Colibri (CEC) em Candeias/BA (2015 a 2018). Foi um dos fundadores da Associação de Estudantes e Amigos de África – ASEA, onde desempenhou cargo de 1º responsável do Departamento de Esporte e Lazer (2014 a 2017). Pesquisador do grupo de pesquisa Currículo e Formação - FORMACCE PPGE/FACED-UFBA. 

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Mendes, L. V. (2022). Amílcar Cabral: . Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 145-157. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60602