Amílcar Cabral:
educação, práxis e teoria revolucionária da libertação
Resumo
O presente trabalho analisa a contribuição e práxis pedagógica revolucionária de Amílcar Cabral no que concerne ao campo da educação. As ideias, ideologia política e ações culturais deste intelectual revolucionário contribuíram para libertar os povos guineenses e cabo-verdianos da opressão colonial. Amílcar Cabral foi um dos mais importantes políticos e intelectuais africanos da história do século XX e suas contribuições teóricas internacionais e africanas inspiraram uma geração de políticos intelectuais africanos (e não africanos) na luta anticolonial. As dinâmicas do pensamento educacional adotado pelo Amílcar Cabral têm sido fundamentais para mobilização e a organização, em especial na ideologização das massas camponesas que se traduz numa inspiração total dedicada à luta de libertação dos territórios da Guiné-Bissau e Cabo Verde.
Downloads

Copyright (c) 2021 Leonel Vicente Mendes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.