O trabalho da psicologia na luta por direitos coletivos dos povos indígenas: parecer psicossocial sobre os Xavante de Marãiwatsédé.
Resumo
A violência política contra diferentes populações indígenas durante a ditadura militar brasileira ainda é muito desconhecida e pouco difundida. O presente artigo é a apresentação e análise do parecer técnico psicológico realizado para averiguar os efeitos psicossociais da violência política contra a população xavante de Marãiwatsédé, no Mato Grosso. No ano de 1966, a população xavante – 263 pessoas – foi removida para a missão salesiana de São Marcos, localizada a 600 quilômetros de distância. Dias após a chegada a São Marcos, iniciou-se um processo de intensa mortandade entre essa população. Em algumas semanas morreram 83 indígenas. Após a realização dos estudos, conclui-se que a remoção e a morte coletiva produziram uma traumatização psicossocial coletiva nessa população. A constatação de que há um processo continuado de violência contra os Xavante de Marãiwatsédé não só enseja o exame desses efeitos como abre para possibilidade de uma reparação psicossocial coletiva dessa população.
Downloads

Copyright (c) 2021 Bruno Simões Simões (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.