Da ruptura do pacto com a transparência:

psicologias que caminham na escuridão

  • Dolores Galindo Universidade Federal do Mato Grosso
  • Saulo Luders Fernandes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Palavras-chave: Psicologia, Decolonialidade, Ficção, Racialidade, Povos da Terra.

Resumo

O presente trabalho busca trilhar caminhos de uma psicologia que pretende andar na escuridão. Neste percurso produzimos interrupções estéticas que nos permitem percorrer narrativas ficcionais, artísticas, e experiências de vidas partilhadas entre os escombros de um mundo moderno/colonial, que apesar de ofuscar com sua luz as escuridões que os habita, faz das sombras lugar da emergência de multiplicidades de mundos que se apresentam em nascimentos e florescimentos. Mundos que proliferam outras temporalidades, corpos e territórios, que não requerem a luz como condição para conhecer a realidade, mas as obscuridades que nos ensinam que a vida e seus saberes emergem do desconhecido, do impreciso, do devaneio. Na escuridão as ruínas deixam de requerer as relíquias de um espaço perdido no tempo para ações de atualizações do presente, atualizações que se apresentam desde: as danças de Ana Pi, a novela de Du Bois, as obras de Castiel Vitorino, maneiras de viver, sentir e pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dolores Galindo, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Psicologia Social (PUCSP), Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pos-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Saulo Luders Fernandes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Realizou sua graduação na Universidade Estadual de Maringá, bem como seu mestrado em psciologia. Desenvolveu no mestrado pesquisa sobre represnetações sociais do envelhecimento de uma comunidade ribeirinha, tendo como base metodologica a esquisa participate. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Alagoas, campus arapiraca. Realiza pesquisas e projetos de extensão na área de psicologia social com enfase em comunidades tradicionais da região.

Publicado
2021-10-01
Como Citar
Galindo, D., & Fernandes, S. L. (2021). Da ruptura do pacto com a transparência:. Revista Espaço Acadêmico, 21, 10-20. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/60930
Seção
Povos da terra: fecundando diversidade no campo de saberes