Documentação do Patrimônio Histórico e Artístico da Procissão do Triunfo na América Portuguesa
Resumo
O drama da Paixão de Cristo foi um dos eixos da piedade católica mais representado pelas procissões das associações leigas durante a Semana Santa na América Portuguesa. Os ritos realizados pela ordem terceira do Carmo tinham como propósito rememorar a Paixão e a Morte de Jesus, destacando-se a procissão do Triunfo. O objetivo deste artigo é analisar a documentação do patrimônio histórico e artístico da procissão do Triunfo realizada pelos leigos carmelitas do litoral, Bahia e, interior, em Minas Gerais. A metodologia aplicada foi a pesquisa documental e bibliográfica, além do registro fotográfico in loco. Verificou-se que as primeiras associações instituídas no ultramar seguiam o que era prescrito pelas leis oficiais portuguesas, com o tempo, passaram a adotar as normas internas das ordens. Conclui-se que a prática da procissão foi assimilada e aclimatada em virtude das circunstâncias próprias de cada região e das necessidades cotidianas dos fiéis.
Downloads

Copyright (c) 2024 Lia Sipaúba P. Brusadin (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.