Situações de bullying e cyberbullying protagonizando tragédias suicidas dentro e fora da escola

  • Iêda Rodrigues da Silva Balogh UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
Palavras-chave: Violência na escola. Bullying. Cyberbullying. Suicídio.

Resumo

Este texto trata do fenômeno da violência na escola, especificamente sobre o bullying e cyberbullying e da consequência mais danosa que é o suicídio relacionado a esse problema escolar. Como a escola ocupa, cada vez mais, lugar de produtora e reprodutora da cultura da violência, e vem se destacando nas mídias encenando verdadeiros espetáculos, a convivência entre alunos é marcada pelo confronto e agressividade, e o bullying e cyberbullying têm se tornado um dos fenômenos mais inquietantes da realidade educacional. Portanto, é urgente formular ações de combate a essas violências que atingem os adolescentes dentro e fora da escola, uma vez que reflete na incidência de casos de suicídios ocasionados por esse problema escolar, nessa fase da vida, garantindo que esses jovens não tenham o futuro roubado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iêda Rodrigues da Silva Balogh, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Graduada em Ciências Sociais/Sociologia pela UFBA. Docente do Curso de Ciências Sociais no Departamento de Educação, Campus I da UNEB.

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Balogh, I. R. da S. (2022). Situações de bullying e cyberbullying protagonizando tragédias suicidas dentro e fora da escola. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 133-144. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61218
Seção
Dossiê - Violência no ambiente escolar: políticas e práticas educacionais