As potencialidades e limitações de um componente curricular para a formação inicial de professores de Química:
algumas reflexões a partir das narrativas dos egressos
Resumo
A escola e o professor, dentre outros segmentos, tem um papel importante na promoção da Educação Ambiental integrada aos programas educacionais. A maneira como ela está sendo trabalhada é de fundamental importância. Assim, este estudo apresenta as concepções sobre Educação Ambiental na visão dos egressos do curso de Licenciatura em Química que cursaram a disciplina Química Ambiental. As respostas desses graduados podem revelar os limites e potencialidades dessa disciplina, evidenciando lacunas conceituais sobre a temática e potencializando debates dentro das licenciaturas sobre a importância da preservação da natureza e da melhoria da condição de vida das pessoas. Neste contexto, a pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando questionário semiestruturado online por meio de plataformas digitais. Os dados analisados apresentaram que os 80% dos egressos tem uma visão conservacionista da Educação Ambiental e que o componente curricular Química Ambiental foi incipiente para a formação crítica de Educação Ambiental para os egressos.
Downloads

Copyright (c) 2021 José Gilberto da Silva, Gil Luciano Guedes dos Santos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.