Entre o ser e o fazer em tempos de crise:
reflexões a partir do período de Examinação do Modelo Brasileiro de Carreira Docente
Resumo
Considerando os cenários e contextos, de atuação docente em tempos de incertezas, esse estudo objetiva analisar o desenvolvimento profissional de professores/as da Educação Básica da Bahia, que estão na etapa de examinação do Modelo Brasileiro de Carreira Docente (MBCD), proposto por Ferreira em 2014. Assim, os sujeitos dessa pesquisa são professoras/es da educação básica que se encontram no período de examinação do MBCD (FERREIRA, 2014) de municípios diversos da Bahia. A produção de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado (MARCONI; LAKATOS, 1999) com questões relacionadas ao DPD e a carreira desses/as profissionais. Os resultados mostraram que os contextos políticos, sociais e pessoais e a deficiência na formação inicial, têm refletido no DPD dos/as professores/as da Educação Básica que estão nesse período da carreira no contexto de crise pandêmica. Precisamos urgente, enquanto pesquisadores/as, compreender a necessidade de utilizar o MBCD nos estudos desenvolvidos com professores/as no âmbito brasileiro.
Downloads
Referências
Referências
ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. 3 ed. Campinas, SP: Papirus,1995.
BAUMAN, Z. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro. Jorge Zahar, 2011.
BARRETO, A. C. F. A profissão docente no Brasil e a carreira profissional: entre sonhos e realidades. In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. v. 2. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020, p. 297-306.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BRITO, J. M. da S. Singularidade Pedagógica do Ensino Híbrido. EaD em Foco, V10, e948. 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1948 Acesso em 05set. 2021.
CRUZ, L. M.; BARRETO, A. C. F.; FERREIRA, L. G. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra o Professor, 2020. 5(12), e559. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.529 Acesso em 08 ago. 2021.
DAY, C. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto, Pt: Porto Editora, 2000.
DOURADO, L. F. Valorização dos profissionais da educação: desafios para garantir conquistas da democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.10, n.18, p. 37-56. 2016. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v10i18.649. Acesso em: 12 abr. de 2021.
FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Vol. 6. Itapetininga, p.58-80, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/508/255. Acesso: 17 out. 2021.
FERREIRA, L. G. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
FERREIRA, L. G. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 39, n.1, p. 79-89, Jan.-Mar., 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/29143 Acesso em: 21 maio 2021.
FERREIRA, L. G. Desenvolvimento Profissional Docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Educação em Perspectivas. Educação em Perspectiva, p. 1-18. Viçosa, MG, v. 11. 2020.
DOI: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.9326Acesso em: 07 maio. 2021.
GATTI, B. A. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. p. 294.
GATTI, B. A. Os obstáculos da educação na formação de professores. Canal da TV CPP do Youtube. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=kH8ziVViCSA&t=301s Acesso: 10 maio. 2021.
GONÇALVES, J. A. M. A carreira das professoras do ensino primário: in NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora. 1992. p.141-169.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In. NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora. 1992. p. 31-61.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCONI. M. A.; LAKATOS, Eva Maria Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na América Latina. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 43-59, 29 dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p43-59Acesso em: 23 maio. 2021.
OLIVEIRA, D. A. As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, Natal, v. 46, n. 32, p. 51-74, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/5122 Acesso em: 20 maio. 2021.
OLIVEIRA, D. A. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP, [S. l.], n. 127, p. 27-40, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p27-40. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180037. Acesso em: 23 maio. 2021.
OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA JUNIOR, E. A.; REVI, Natália de Santana. Condições de trabalho dos professores e satisfação profissional: uma análise em sete estados do brasil. Cenas Educacionais, v. 3, p. e9503, 3 nov. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9503. Acesso em 13 set. 2021.
OLIVEIRA, D. A. PEREIRA JUNIOR, E. A. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, set./dez. 2020a. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1212. Acesso: 12 abr. 2021.
OREIRO, J. L.; FERREIRA-FILHO, H. L. PEC 32 da Reforma Administrativa: Uma análise crítica. Brazilian Journal of Political Economy [online]. 2021, v. 41, n. 3. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-31572021-3308. Disponível em: Acesso em 13 set. 2021.
SILVA, E. R. O ensino híbrido no contexto das escolas públicas brasileiras: contribuições e desafios. Porto das Letras, v. 3, n. 1, p. 151-164, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4877 Acesso em 06 set. 2021.
SILVA, A. da. UBERIZAÇÃO À YOUTUBERIZAÇÃO: RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 587-610, 11 dez. 2020. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/RTPS/article/view/698. Acesso em: 06 set. 2021.

Copyright (c) 2022 Andréia Cristina Freitas Barreto (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.