O estágio supervisionado em gestão escolar:

construindo alternativas para a formação docente em tempos de ensino remoto

Palavras-chave: Gestão Escolar, Formação Docente, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo objetivou analisar respostas de estagiários(as) sobre uma situação-problema, referente à atuação do gestor escolar na pandemia e a formação do pedagogo, a partir da abordagem investigativa. Deu-se no âmbito da oferta do componente curricular de Estágio Supervisionado obrigatório “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, no Curso de Pedagogia da UFRB, cujo principal desafio foi o desenvolvimento deste no contexto remoto. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, a partir da análise de uma situação-problema respondida por estagiários do componente já citado, no ano de 2020. Com a técnica da Análise de Conteúdo os dados foram analisados, emergindo sete categorias. Os resultados demonstraram que o ensino remoto é um desafio ainda a superar que tem exigido de alunos, familiares e profissionais da educação novos modos de aprender e ensinar. Ainda que aprender a ser gestor passa pela aprendizagem da docência e, consequentemente, pela formação.

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Biografia do Autor

Djeissom Silva Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado
2022-03-01
Como Citar
Ribeiro, D. S., & Ferreira, L. G. (2022). O estágio supervisionado em gestão escolar:. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 04-15. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61236
Seção
Dossiê: Currículo, formação de professores e práticas pedagógicas