O estágio supervisionado em gestão escolar:
construindo alternativas para a formação docente em tempos de ensino remoto
Resumo
Este artigo objetivou analisar respostas de estagiários(as) sobre uma situação-problema, referente à atuação do gestor escolar na pandemia e a formação do pedagogo, a partir da abordagem investigativa. Deu-se no âmbito da oferta do componente curricular de Estágio Supervisionado obrigatório “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, no Curso de Pedagogia da UFRB, cujo principal desafio foi o desenvolvimento deste no contexto remoto. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, a partir da análise de uma situação-problema respondida por estagiários do componente já citado, no ano de 2020. Com a técnica da Análise de Conteúdo os dados foram analisados, emergindo sete categorias. Os resultados demonstraram que o ensino remoto é um desafio ainda a superar que tem exigido de alunos, familiares e profissionais da educação novos modos de aprender e ensinar. Ainda que aprender a ser gestor passa pela aprendizagem da docência e, consequentemente, pela formação.
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