Estágio supervisionado gamificado na Licenciatura em Letras em contexto de ensino remoto emergencial:

percepções dos licenciandos

Palavras-chave: Gamificação Estágio Supervisionado Ensino Remoto

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as principais contribuições da metodologia gamificação no desenvolvimento da disciplina Estágio Supervisionado, na modalidade ensino remoto emergencial (ERE), de duas turmas do Curso de Letras. Para tanto, abordaremos pressupostos teóricos que ancoram o uso de gamificação em educação e fundamentos acerca da formação docente inicial. Por se tratar de um trabalho realizado a partir das percepções dos discentes de estágio, trataremos, principalmente, das contribuições das propriedades de jogo integradas à configuração da disciplina. Os dados para estudo foram coletados por meio de questionário online no Google forms no final do estágio. Os resultados apontam para percepções positivas dos aprendentes acerca dos mecanismos gamificados utilizados para engajamento e motivação no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailma Bulhões Campos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Doutora em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro (Portugal), Mestra em estudos linguísticos pela Universidade Federal do Pará, especialista em tecnologias no Ensino do Português, pela Universidade Federal de Pernambuco, e graduada em Letras - licenciatura em língua inglesa e em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Atuou por 7 anos como professora de língua portuguesa e língua inglesa na educação básica e há 10 anos atua como professora de Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, classe Adjunto, na Faculdade de Letras, do Instituto de Letras e Comunicação, da Universidade Federal do Pará. Seus principais interesses são na área de tecnologia na prática pedagógica, inclusão social e aprendizagem ativa e gamificação em educação.

Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Faculdade de Educação de Alta Floresta (1999), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015). Atualmente é professora adjunta na área de ensino-aprendizagem de línguas na Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Letras na UFPA/ILC/FALE/PPGL. Atuou como docente no ensino básico tendo ensinado por 12 anos, no ensino fundamental e médio, nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa.   Leciona no ensino superior, principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente, Gêneros Textuais/discursivos, Letramentos, Estágio Supervisionado.  Os seus interesses de pesquisa são em formação e desenvolvimento profissional docente, letramentos e multiletramentos, formação de leitores na perspectiva histórico-cultural, estudo dos gêneros textuais.

Publicado
2022-03-01
Como Citar
Campos, J. B., & Oliveira, C. Z. de. (2022). Estágio supervisionado gamificado na Licenciatura em Letras em contexto de ensino remoto emergencial:. Revista Espaço Acadêmico, 21(233), 33-50. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61282
Seção
Dossiê: Currículo, formação de professores e práticas pedagógicas