Estratégias discursivo-políticas no programa Morning Show da rádio Jovem Pan

  • Antoniel Guimarães Tavares Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Laurianne Guimarães Mendes Secretaria do Estado do Mato Grosso
Palavras-chave: Enunciado; discurso; sujeito; resistência; discurso político.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os sujeitos constituídos nas transcrições dos diálogos realizados entre os comentaristas Adrilles Jorge, Zoe Martinez e Joel Pinheiro no programa Morning Show da rádio Jovem Pan. Este estudo se insere no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa, especialmente com fulcro nas noções de enunciado, discurso e sujeito apresentadas por Michel Foucault. Dessa forma, buscamos investigar como os sujeitos adotam estratégias discursivo-políticas e se posicionam no discurso político por meio de um jogo de resistências e poder. Para tanto, abordamos os recortes dos enunciados em seu funcionamento social e histórico a partir das regularidades discursivas examinadas e demonstradas no corpus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antoniel Guimarães Tavares Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro-pesquisador do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (LEDIF – UFU/CNPq). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Juína. E-mail: gui.antoniel@gmail.com.

Laurianne Guimarães Mendes, Secretaria do Estado do Mato Grosso

Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso. E-mail: laurianneguime@gmail.com. (Não envolve vínculo de orientação).

Publicado
2022-05-01
Como Citar
Guimarães Tavares Silva, A., & Guimarães Mendes, L. (2022). Estratégias discursivo-políticas no programa Morning Show da rádio Jovem Pan. Revista Espaço Acadêmico, 22(234), 257-268. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/61299